Neil Gaiman é um escritor britânico, autor de contos, romances, banda desenhada e de roteiros para cinema e televisão.
Neil Gaiman é um escritor britânico, autor de contos, romances, banda desenhada e de roteiros para cinema e televisão. Ele nasceu na Inglaterra, na cidade de Portchester, no subúrbio da cidade portuária de Portsmouth, no dia 10 de novembro de 1960. Neil é um escritor muito popular nas diversas áreas que atua, principalmente no âmbito da banda desenhada, em que tem um de seus trabalhos mais cultuados, a banda desenhada Sandman.
A relação de Neil Gaiman com a palavra começou aos quatro anos. Nessa idade ele aprendeu a ler, e essa atividade tornou-se uma das mais prazerosas durante toda sua vida. “O senhor dos anéis”, “As crônicas de Nárnia” e “Alice nos país das maravilhas” foram algumas obras que mais marcaram sua infância, e essa última foi a sua preferida. Essa preferência por narrativas de fantasia contribuiria futuramente para as criações literárias de Gaiman.
Neil Gaiman: um escritor de vários mundos
No início da carreira, Neil Gaiman foi rejeitado inúmeras vezes por diversos editores. A forma encontrada por ele de iniciar sua vida literária foi trabalhar como jornalista. Escreveu crítica literária e biografias de pessoas famosas. A primeira, sobre a banda Duran Duran, custou-lhe apenas três meses de entrevistas e escrita. A segunda, chamada Don’t Panic: The Official Hitch Hiker’s Guide to the Galaxy Companion, foi sobre Douglas Adams.
A entrada de Neil Gaiman no universo da banda desenhada ocorreu após conhecer o famoso roteirista Alan Moore. Na época, ambos ainda eram nomes desconhecidos no cenário da cultura pop. A parceria com o amigo e colaborador preferido, Dave McKean, resultou nas suas primeiras duas publicações na área da banda desenhada: “Violent cases” e “Signal to noise”. Logo após, estabeleceu um contrato com a DC Comics, e publicou a minissérie Orquídea Negra.
Neil Gaiman publicou uma grande quantidade de narrativas em banda desenhada por inúmeras editoras, mas foi durante a parceria com a editora DC que escreveu seu trabalho mais cultuado. A série “Sandman”, publicada por uma vertente da DC Comics, a Vertigo, narra a história de Morpheus, a personificação do sonho. Vista como uma banda desenhada para adultos e intelectuais, tornou-se rapidamente um fenômeno cultural. Publicada pela primeira vez em 1988, foi finalizada em 1996. Ela continua até hoje um sucesso de vendas.
No mundo dos romances, Gaiman publicou “Good omens” em 1990, seu primeiro, em parceria com Terry Pratchett. O segundo, agora solo, foi uma adaptação de um roteiro que ele mesmo escreveu para uma série da BBC, em 1996, chamada “Neverwhere”. Em 1999, Neil publicou “Stardust”, um de seus mais celebrados romances, que foi adaptado ao cinema em 2007. Outro romance bem-sucedido de Neil Gaiman foi “American gods”, lançado em 2001, e que foi adaptado a uma série televisiva em 2017.
No cinema, Neil Gaiman escreveu roteiros tanto para televisão quanto para o cinema. Iniciou seus trabalhos em 1996, com a série “Neverwhere”, para a BBC. Contribuiu também para alguns episódios da famosa série de TV “Babylon 5”. Em 2007, chegou aos cinemas o filme Beowulf, baseado em um roteiro de Gaiman. Em 2011 e em 2013, Gaiman, contribuiu também para dois episódios da popular série “Doctor Who”. Em 2016, por fim, foi ao ar a série “Lucifer”, baseada em um dos personagens da banda desenhada “Sandman”.
Neil Gaiman é visto por muitos da crítica literária e especializada como um dos criadores da banda desenhada moderna. Ele é um autor que cruza e mistura as fronteiras dos gêneros, por atuar em diversas áreas de escrita. Ele é listado no Dictionary of Literary Biography como um dos dez mais influentes escritores pós-modernos, por ser um autor de trabalhos tão prolíficos.