Irmãos Grimm se refere aos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, conhecidos mundialmente pela realização no século XIX da compilação e do registro de diversos contos infantis. Ambos eram acadêmicos, tendo sido poetas, escritores e linguistas. Foram responsáveis, ainda, por suas contribuições à língua alemã, com a criação e a divulgação, a partir de 1938, do Dicionário definitivo da língua alemã. O trabalho não foi completo, pois ambos faleceram antes disso.
Jacob nasceu em 4 de janeiro de 1785 e Wilhelm em 24 de fevereiro de 1786. Ambos nasceram na cidade de Hanau, no condado de Hesse-Darmstadt, atual Alemanha. Eram filhos de Philipp e Dorothea Grimm, sendo o pai um jurista e a mãe uma filha de um vereador. Os irmãos eram, respectivamente, o segundo e o terceiro dos nove filhos do casal. Desses nove, sete eram meninos, mas três não sobreviveram ao primeiro ano de vida.
O pai dos irmãos Grimm foi contratado como magistrado em um vilarejo, onde a família residiu em uma grande casa e se tornou parte importante e respeitada da comunidade local. Inicialmente as crianças foram educadas em casa por professores particulares, além de terem recebido um ensino religioso muito forte como cristãos calvinistas. Somente depois os irmãos Grimm frequentaram escolas da comunidade.
Com a morte inesperada do pai por pneumonia, em 1796, os irmãos Grimm Jacob e Wilhelm se viram na obrigação de auxiliar a família com atividades laborais. A família entrou em uma decadência financeira e teve que dispensar todos os empregados da casa. Dorothea, então viúva, obrigou-se a pedir ajuda ao pai e à irmã.
Em 1798, os irmãos Grimm deixaram para trás a vila de Steinau e a família. Eles se mudaram para Kassel, na época o Reino da Prússia, atual Alemanha. Eles foram matriculados em célebre e prestigiada instituição de ensino, devido à tia materna que se dispôs a pagar todas as mensalidades dos meninos.
A ausência de uma figura masculina, com a morte do pai em 1796 e com a morte do avô em 1798, os irmãos uniram cada vez mais. Ainda que fossem diferentes em termos de personalidade, possuíam uma grande predileção para o estudo. Eles sabiam que possuíam uma condição inferior aos de seus colegas na escola e que precisavam se destacar nos estudos. Jacob se formou em 1803; Wilhelm, em 1804.
Irmãos Grimm e seus contos
Ao contrário do que alguns acreditam, os irmãos Grimm não escreveram os contos, mas sim reuniram peças folclóricas já existentes. O surgimento do romantismo e a valorização da cultura popular alemã no princípio do século XIX despertaram um novo interesse por contos de fada. Os Grimm compilaram sua coletânea de contos na intenção de criar uma identidade nacional conectada ao povo comum e sua cultura.
Ainda que os irmãos Grimm tivessem essa preocupação nacionalista, sua primeira compilação contava com textos de Charles Perrault, que foram publicados em Paris no século XVII, destinados à aristocracia francesa. A justificativa para isso seria que os contos de Perrault teriam vindo das camadas populares do povo francês, embora muitos tenham sido originais do próprio escritor francês.
Os irmãos Jacob e Wilhelm iniciaram sua coleção, portanto, no intuito de criar um tratado de histórias populares que mantivessem as tradições alemãs, passadas de geração para geração. Os Grimm, na verdade, pegaram várias narrativas que já circulavam há anos em várias regiões da Europa e as compilaram como se representassem traços e características da cultura alemã, como ocorreu com A chapeuzinho vermelho.
Ainda que os irmãos Grimm tenha feito fama por coletarem histórias criadas por camponeses, muitas de suas narrativas vieram de classes mais abastadas do povo alemão. Narrativas como João e Maria e A bela adormecida vieram de membros de classe média ou da aristocracia.
References:
https://www.britannica.com/biography/Brothers-Grimm