O termo Game of Thrones refere-se à série literária «As crónicas de gelo e fogo», que começou a ser escrita na década de 1990, pelo estadunidense G.R.R. Martin. Foi pensada inicialmente para ser uma trilogia, mas possui no momento cinco obras nas livrarias, e há ainda mais dois livros a serem publicadas nos próximos anos.
G.R.R. Martin nasceu em 20 de setembro de 1948, na cidade de Bayonne, em Nova Jersey. Ele começou a vida literária na infância, ao escrever histórias sobre monstros, que vendia a outras crianças da vizinhança onde morava. No Ensino Secundário começou a escrever ficção para revistas amadoras de fãs de banda desenhada. Aos 21 anos, em 1970, vendeu sua primeira publicação profissional.
A inspiração para a criação de Game of Thrones veio, como era de se esperar, de outra obra literária. Leitor de J.R.R. Tolkien, Martin absorveu muito do que leu na trilogia «O senhor dos anéis» e nos demais livros de Tolkien, considerado como o precursor da literatura de fantasia. Além dessa fonte de inspiração, o autor de Game of Thrones buscou ideias também em eventos históricos, como A Guerra das Rosas, por exemplo.
Game of Thrones teve seu primeiro livro publicado em 1996. Intitulada «A guerra dos tronos», a obra nos apresenta a terra de Westeros, inspirada na Europa medieval. Ela narra, a partir de pontos de vista de diferentes personagens, uma história épica, que envolve o leitor em intrigas políticas, romances, magia e muita aventura.
Game of Thrones – enredo
A trama inicia-se quando Eddard Stark, lorde da cidade de Winterfell, recebe a visita do rei e amigo Robert Baratheon. Durante esse encontro, Ned, como Eddard é conhecido, descobre que a antiga Mão do Rei foi assassinada por conspiradores. A pedido de Robert, ele aceita assumir o cargo, deixa seu lar para trás e envolve sua família em uma trama política.
O caráter incorruptível de Ned Stark faz com que ele comece a investigar as circunstâncias da morte da Mão do Rei anterior. Desconfiado da Rainha, Cersei Lannister, Eddard e os demais Stark entram em conflito com uma das famílias mais poderosas e perigosas de Westeros, o que gera consequências que mudam para sempre o destino do reino.
A narrativa criada por G.R.R. Martin dá vida a personagens, lugares e eventos memoráveis. Ao longo da trama somos apresentados, por exemplo, ao anão Tyrion Lannister, conhecido por ser uma aberração e a ovelha negra da família; a princesa exilada Daenerys Targaryen, filha de uma antiga família conhecida por domar dragões; Jon Snow, bastardo de Ned Stark, que se junta à Patrulha da Noite, uma instituição que protege o reino de ameaças obscuras ao guardar uma muralha gigante de gelo.
O sucesso dos livros despertou inclusive o interesse em uma adaptação televisiva, que estreou pela HBO em 2011. A série televisiva, que adotou o nome do primeiro volume publicado por Martin, levou as obras literárias a um sucesso ainda maior. Até então conhecida como «As crónicas de gelo e fogo», a série de livros para a ser chamada simplesmente de Game of Thrones. Martin colaborou com os roteiros das primeiras cinco temporadas da série, que se encontra atualmente nas filmagens da oitava e última. Há planos, no entanto, para cinco séries derivadas da trama principal.
Épico moderno
A importância literária de Game of Thrones coloca a série em uma posição de épico moderno. Além de ter ficado em primeiro lugar na lista dos Best Sellers do The New York Times e do The Wall Street Journal, ela rendeu a G.R.R. Martin até o momento mais de oito prêmios e honrarias.
Em Portugal, Game of Thrones foi publicado pela editora Saída de Emergência, e todos os cinco volumes foram divididos em dois:
- A guerra dos tronos e A muralha de gelo
- A fúria dos reis e O despertar da magia
- A tormenta de espadas e A glória dos traidores
- O festim dos corvos e O mar de ferro
- A dança dos dragões e Os reinos do caos
References:
Martin, G. R. R. Homepage. Consultado em Dezembro 07, 2017 em:
http://www.georgerrmartin.com/