Esopo foi um dos mais célebres escritores de fábulas e contos de toda a humanidade. Ainda que não haja consenso entre historiadores sobre a origem de suas obras e mesmo se ele realmente existiu, atribui-se a ele a origem e a paternidade das fábulas enquanto um gênero literário. Ele era grego e teria nascido em 620 a.C., em Nessebar, atual Bulgária, e morrido em 564 a.C., e, Delfos.
Mesmo que pouco se saiba a respeito da biografia de Esopo, sabe-se que suas obras foram espalhadas e disseminadas para diversas línguas e culturas por meio da tradição oral. Posteriormente, autores como La Fontaine e Fedro se inspiraram em seus textos para recriações de suas antigas fábulas, em que os animais falam e possuem características humanas.
Esopo aparece nos registros escritos de alguns importantes nomes gregos da Antiguidade. De acordo com Heráclides, ele teria nascido na Trácia. Heródoto afirma que ele morreu em Delfos, após ser acusado injustamente por um crime, e que era escravo de um filósofo. Aristóteles, na Retórica, menciona que Esopo discursou na assembleia de Samos em favor de um governante.
Esopo e suas fábulas
O escritor grego ficou famoso por pequenas histórias produzidas por ele, em que as principais personagens eram animais. Essas narrativas possuíam um caráter moral e alegórico. Elas sugeriam comportamentos, normas de conduta a partir das ações de suas personagens, que poderiam ser, além de animais, pessoas comuns, deuses e até mesmo coisas inanimadas.
Esopo era perspicaz em pescar situações da cultura popular e cotidiana para escrever suas fábulas. Os animais retratados nos escritos podiam ser bons, maus, dotados de virtudes e defeitos tão comuns a todos os humanos. A intenção com essas fábulas era servir às pessoas como um espelho do que a humanidade era capaz de fazer, tanto para bem como para o mal.
Algumas fábulas de Esopo:
- O Galo e a Pérola
- O Lobo e o Cordeiro
- O Lobo e as Ovelhas
- O Rei dos Macacos e Dois Homens
- A Andorinha e as Outras Aves
- O Rato e a Rã
- O Ladrão e o Cão De Guarda
- O Cachorro e a Ovelha
- O Cão e a Sombra
- A Mosca sobre a Carreta
- A raposa e as uvas
- A cigarra e a formiga
- A tartaruga e a lebre
References:
Anthony, Mayvis, 2006. The Legendary Life and Fables of Aesop.