Épico

O épico é um género literário que se caracteriza pela descrição de feitos heroicos, que podem até ser considerados lendários. O próprio termo “épico” remete para um ato ou acontecimento inesquecível e inigualável, tal como sucede nas narrativas inseridas dentro deste género.

As narrativas inseridas no género épico podem ser em prosa ou poesia, embora este último estilo seja mais comum, e os factos narrados podem ser reais, ficcionados ou uma mistura de ambos, isto é, o autor pode inspirar-se em eventos históricos e posteriormente ficcioná-los, adicionando personagens e eventos imaginários (como acontece, por exemplo, na obra “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, onde a história de Portugal é narrada, com base em eventos reais, mas com a adição de elementos ficcionais). Normalmente, a prosa ou poesia épica possuem uma personagem central, o herói épico, que ultrapassa todos os obstáculos que são colocados no seu caminho, alcançando sempre os seus intentos com valentia, conjugando força física com inteligência, bravura e empatia em relação aos demais personagens.

Devido à diversidade de eventos narrados, e grande prolongamento temporal da história, os textos épicos são normalmente bastante longos. Além do exemplo já mencionado, outras obras que se inserem no género épico são “Eneida”, de Vergílio, “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, e os exemplo mais conhecidos e mencionados, “Ilíada” e “Odisseia”, de Homero.

345 Visualizações 1 Total
345 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.