Encadernação

Conceito de Encadernação: A encadernação é uma prática de aglomeração de folhas avulsas, tornando-as num único documento. Para além de melhorar a organização…

A encadernação é uma prática de aglomeração de folhas avulsas, tornando-as num único documento. Para além de melhorar a organização, este processo auxilia na preservação dos arquivos sendo que para esta função já é utilizada há milhares de anos. Este sistema é mais utilizado em livros, revistas, teses, documentos, etc., para que o seu destinatário de leitura consiga a melhor e mais rápida experiência, principalmente no que diz respeito a grandes volumes de folhas. Documentos em número diminuto ou em grande escala podem ser encadernados com as mais distintas técnicas, mas é importante adequar a prática utilizada à quantidade. Encadernação a cola quente, com costura, em espiral ou estilo acordeão são algumas das opções a utilizar na encadernação. A técnica de encadernar a cola quente é das mais conhecidas e usuais, porque para além de ser eficaz e duradoura ainda proporciona um acabamento estético irrepreensível. Esta também permite a personalização da capa, contra capa bem como da lombada podendo ainda escolher qualquer tipo de papel e formato. Assim, este tipo de encadernação é utilizado em teses, catálogos e em alguns livros, já que é uma prática manual e não é ideal para uma grande quantidade de edições. Já costurar as folhas e obter um caderno é das técnicas mais antigas de encadernação, e esta sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Neste tipo de encadernação existem as mais diversas variações de tipos de linhas, sendo que cada uma é mais indicada para uma certa quantidade de folhas. Esta técnica artesanal e milenar permite ao designer obter um objeto completamente personalizado, que vai desde o traçado das linhas até aos materiais combinados na sua confeção. A encadernação em espiral é um método mais mecânico e rápido, já que consiste na colocação de uma banda em espiral no lado esquerdo do obejto, aglomerando assim um grande número de folhas. Quer seja um grande número de folhas, ou um número mais reduzido, ou capa dura ou uma capa mole este tipo de encadernação é versátil e permite a utilização de vários materiais. É normalmente utilizada a nível escolar, como agendas, calendários e cadernos de estudos devido á sua grande resistência. O estilo acordeão consiste na técnica de dobragem das folhas onde as páginas paralelamente dobradas formam um acordeão. Ideal para uma reduzida quantidade de páginas, devido ao seu manuseamento, este estilo de encadernação possui lombada e a sua capa e contra-capa podem ser individualizadas consoante o seu uso futuro. Assim, quer seja artesanal ou industrializada a encadernação serve para facilitar a consulta e manuseio de documentos, difundindo a arte de ornamentar e proteger uma obra.

907 Visualizações 1 Total
907 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.