Edição Infantil

O que é a Edição Infantil: A edição infantil é um género de literatura que se destina exclusivamente á faixa etária da infância, quer seja com edições de conteúdo lúdico ou didáctico…

A edição infantil é um género de literatura que se destina exclusivamente à faixa etária da infância, quer seja com edições de conteúdo lúdico ou didáctico. Estas obras literárias podem inserir-se em vários temas de leitura, como os tradicionais contos de fadas, a banda desenhada, as fábulas e outras formas de expressão visual e verbal. Com o avançar da sociedade e o aumento da preocupação com a aprendizagem dos mais novos, acabaram por surgir edições destinadas às diferentes faixas etárias, pois uma criança de três anos não se interessa pelos mesmos conteúdos de uma de dez anos. Deste modo, a investigação em redor deste género literário originou o apogeu da literatura para a infância comprovando-se como aparecimento de múltiplos órgãos de publicação. Apesar dos livros destinados às crianças já existirem desde o século XIX, só por volta dos anos 90 e com os novos órgãos de publicação é que se iniciou a aliança entre o conhecimento e o divertimento.

Contos de Fadas:

Os primeiros livros que facultavam momentos de prazer e entretenimento eram os clássicos e intemporais contos de fadas. Este tema, os contos de fadas, fizeram e continuam a fazer parte do imaginário infantil, pois transmitem a invocação do fantástico e do maravilhoso, terminando sempre com um final feliz. Orientando as crianças no caminho da imaginação e estimulando-as a usarem todas as ferramentas que os contos fornecem, este modelo de edição apesar de instrutivo sofreu uma queda significativa devido ao não acompanhamento da evolução das tendências da sociedade. Mas, contudo, mesmo que a história base de um conto tradicional tenha sido escrita numa época diferente, esta ainda se consegue identificar com os desejos e inquietações das crianças que se mantêm semelhantes ao longo dos anos.

Fábulas:

No que diz respeito ao universo de edição com fábulas as características são muito semelhantes á dos contos de fadas. Embora o discurso narrativo seja educativo e estimulante a evolução enquanto livro não acompanhou o avançar dos tempos na literatura para a infância. Ilustrações clássicas com exagerado pormenor, livros densos e pouco entusiasmantes á atenção do público infantil e a falta de alterações no formato, são algumas das razões que levaram tanto o livro das fábulas como o dos contos de fadas a serem superados por outras expressões artísticas na edição infantil.

Banda Desenhada:

Relativamente, ao mundo da banda desenhada existiu uma progressão notória ao longo do tempo, pois passou das páginas da imprensa para revistas e livros especializados na mesma. Nos jornais contavam pequenas histórias, normalmente as aventuras de uma personagem, e mesmo com pouco destaque nas edições, conseguiu alcançar notoriedade formando uma nova categoria na literatura para infância. Os livros e revistas de banda desenhada foram e continuam a ser um sucesso no imaginário das crianças, cativando-as com a quantidade de ilustrações infantis e aventuras de super-heróis. Por sua vez, a sua continuidade na imprensa também originou que os temas se modificassem fazendo da banda desenhada objeto de crítica e paródia da atual sociedade.

Como referido anteriormente, a edição para a infância atingiu o seu apogeu na década de 90 com o surgimento dos mais variados órgãos de publicação para este público específico. Desta forma, nasceram editoras com autores e ilustradores a desenvolverem em sintonia um objeto que simultaneamente cative e eduque as crianças. A preocupação com o mundo atual e a tentativa de instrução às crianças dos acontecimentos do mundo moderno, de um modo subtil e simples para a compreensão da informação necessária, foi outra das razões que levou a esta transformação literária. Uma mostra mais real dos acontecimentos, histórias que retratam a vida quotidiana e mostram às crianças a realidade da sociedade é o que oferecem estes recentes livros das editoras. No entanto, não é só a história o único ponto de interesse, pois todo o objeto gráfico se desenvolveu para tornar a experiência de leitura mais enriquecedora, quer seja através do formato, das ilustrações ou as técnicas utilizadas. Deste modo, o mercado da edição infantil está em constante inovação, tendo ainda muito para crescer mas nunca esquecendo o objetivo de ajudar as crianças na sua aprendizagem quer pessoal quer educativa.

776 Visualizações 1 Total
776 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.