Conceito de Didascália
Por didascália compreende-se um segmento textual que, num texto dramático, tem o objetivo de fornecer várias indicações cénicas aos leitores. Neste sentido, as didascálias não se destinam a ser ditas ou reproduzidas oralmente pelas personagens e, aquando das representações cénicas, desaparecem enquanto discurso e surgem diante dos espetadores como ações (gestos, atitudes) ou presenças físicas de objetos, guarda-roupa, ou cenário.
As didascálias, que são a expressão e a voz direta do dramaturgo, diferenciam-se do texto principal por estarem normalmente escritas entre parênteses, ou em itálico. São, muitas vezes, designadas ‘texto secundário’. Tais indicações cumprem uma dupla função, a saber, situam o diálogo e a ação num contexto imaginário, ao nível do acontecimento ficcional e, no que diz respeito ao nível da representação, fornecem informações àqueles que transformam o texto em espetáculo, ou seja, aos encenadores.
Exemplo de didascália: Aqui vem Pero Marques, vestido como filho de lavrador rico, com um gabão azul deitado ao ombro, com o capelo por diante, e vem dizendo:
Vicente, Gil in Farsa de Inês Pereira