Chanson de Roland

Definição de “Chanson de Roland”

A Chanson de Roland («A Canção de Rolando», em português) diz respeito a um poema épico datado do fim do século XI e início do século XII, que pertence à «Gesta do Rei», ou «Gesta de Carlos Magno». A sua autoria é, porém, desconhecida. Alguns estudiosos atribuem-na a Turoldo, outros a um trovador anónimo da época.

A significativa reputação deste poema advém do facto de ser o primeiro do género na história da literatura de língua românica e de ser a primeira canção de gesta conhecida.

A Chanson de Roland que, na verdade, se baseia num acontecimento real, narra em 4002 versos decassilábicos a aventura de um sobrinho de Carlos Magno, ou seja, Rolando, um herói destemido que lidera os exércitos do seu tio na Península Ibérica. No entanto, encontra a morte na luta contra os Sarracenos, no ano 777, o que fez com que a sua noiva também acabasse por morrer de desgosto. Neste sentido, o poema engrandece ainda mais os traços heroicos da personagem principal, assim como imprime um lado romântico à história.

Este poema teve uma enorme influência na Europa da Idade Média, influenciando autores como, por exemplo, Ludovico Ariosto.

243 Visualizações 1 Total
243 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.