Texto Expositivo

Definição de “texto expositivo” e exposição das principais linhas de orientação para elaborar o mesmo

Um texto expositivo é um texto geralmente conciso, cujo objetivo principal passa por apresentar informações relativas a um assunto, tema, situação, acontecimento, ou mesmo a uma personalidade.

Existem dois tipos de texto expositivo, a saber, o texto expositivo-informativo, que tem como objetivo a apresentação de informação sobre um dado assunto, e o texto expositivo-argumentativo, que tem como finalidade não só fornecer informação, mas também defender um ponto de vista relativamente a um tema através de argumentos.

A sua natureza comporta um carácter demonstrativo, pois pretende elucidar o leitor sobre o tema em causa. Neste sentido, é necessário proceder a operações como identificar, descrever, analisar e comparar o assunto e as ideias, assim como selecionar os dados mais importantes.

O texto deve estar bem organizado, ou seja, apresentar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, e as ideias devem apresentar-se bem estruturadas e articuladas entre si. Deve-se, também, utilizar uma linguagem simples e objetiva, sem tecer juízos de valor, fundamentar as ideias através de exemplos universais e/ou citações, utilizar a terceira pessoa gramatical e o presente do indicativo e, por fim, recorrer predominantemente a frases do tipo declarativo. O uso de recursos expressivos como a comparação, ou a enumeração, são ainda uma mais-valia.

 

341 Visualizações 1 Total
341 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.