Um texto dramático integra-se na forma literária do drama, sendo escrito por um dramaturgo com a finalidade de ser representado.
Os elementos constitutivos do texto dramático são a ação, as personagens, o espaço e o tempo.
Quanto à ação, esta costuma apresentar uma estrutura interna e externa. À estrutura interna correspondem a exposição, ou seja, a apresentação das personagens e da situação inicial, o conflito, que corresponde à sucessão de acontecimentos ou peripécias que conduzem ao seu ponto culminante e, por fim, o desenlace, no qual se conclui a ação dramática. Já a estrutura externa divide-se em atos, as grandes divisões desta tipologia textual que correspondem à mudança de cenário, e em cenas, sendo estas as divisões dos atos e determinadas pela entrada ou saída de uma ou mais personagens.
Quanto às personagens, se se classificadas quanto ao seu relevo, estas podem ser personagens principais, personagens secundárias, ou figurantes e, se se classificadas quanto à sua composição, estas podem ser redondas, ou seja, ostentam densidade psicológica e o seu comportamento sofre evoluções ao longo da peça, ou planas, quando as personagens apresentam escassa complexidade psicológica. Já as personagens-tipo representam um determinado grupo social e/ou profissional como se verifica em muitas das peças de Gil Vicente.
Relativamente ao espaço, há a considerar o espaço cénico, que corresponde ao ambiente recriado onde se movem as personagens, o palco, ou seja, o espaço da representação e o espaço representado, que diz respeito ao ambiente recriado pelos atores, interligado à ação e ao espaço cénico.
O tempo divide-se no tempo da representação per se, que, geralmente, é curto e corresponde à duração da peça e no tempo representado, o qual corresponde ao momento histórico recriado pelos atores.
Um texto dramático comporta ainda em si um texto principal, o qual é constituído pelas falas e discursos das personagens, podendo estes surgir sob a forma de diálogo, monólogo ou aparte e um texto secundário, o qual engloba as didascálias.