Conceito de Semântica
A semântica é uma disciplina da linguística que estuda as questões da significação geral das expressões linguísticas e as relações de significado que estas estabelecem entre si e com o mundo, quer ocorram em línguas naturais, quer ocorram em línguas artificiais.
A sua análise sincrónica observa, sobretudo, o conteúdo significativo e as relações entre significado e significante e a sua análise diacrónica, observa, por sua vez, as alterações dos sistemas semânticos que originam outros. Neste sentido, ela compreende todos os fenómenos da linguagem enquanto produto da inteligência humana, ou seja, não são analisadas apenas palavras “dicionarizadas”, sintagmas, ou frases, mas também analogias ou neologismos que ocorrem na comunicação humana.
Os dois planos sobre os quais ela tradicionalmente se versa são a semântica lexical e a semântica textual. No primeiro caso, estudam-se as relações de significado que as palavras mantêm entre si através de fenómenos como, a título de exemplo, a sinonímia, a antonímia, a polissemia, ou a metonímia. No segundo caso, analisam-se as estruturas da frase, as funções temáticas ou as redundâncias.
Ao longo dos tempos, a semântica lexical foi estudada, primeiro, numa perspetiva diacrónica pré-estruturalista, depois estruturalista, seguindo-se a semântica generativa, a semântica lógica e, por fim, a semântica cognitiva (modelo no qual o pensamento de Wittgenstein revela-se fulcral).