Ilustração Infantil

Apresentação do conceito de ilustração infantil; as funções da ilustração infantil na história; as características que devem respeitar a ilustração infantil.

A ilustração infantil é um conjunto de desenhos ou gravuras com o intuito de ornamentar a publicação. Esta definição ainda presente no dicionário de Língua Portuguesa e em muitos outros livros acerca da ilustração, não é necessariamente uma mentira, mas a ilustração infantil adquiriu muitas outras ferramentas de expressão. Esta tem como funções adornar, abrilhantar, realçar a beleza da história, mas também de comunicar informação não explicita na narrativa, ajudando assim, a complementar a história, para que a criança possa deixar a sua imaginação fluir e elevar o grau de envolvimento com o conto. A ilustração para os mais novos deve cativar e incentivar a criança ao conhecimento, utilizando as mais variadas técnicas que existem, que vão desde o desenho á mão livre até às colagens. Os materiais e técnicas utilizadas na ilustração para os mais novos vão-se diversificando, já que as ideias padronizadas dos gostos e estilos deste exigente público estão em contínua evolução. O desenho á mão livre é o inicio de qualquer ilustração infantil podendo ser utilizado nesta sua maneira mais orgânica mantendo assim a sua simplicidade, quer seja com o recurso ao tradicional lápis, carvão ou caneta. Uma das práticas que se tem tornado recorrente é a aproximação com os desenhos arcaicos das crianças e consequentemente com os seus materiais tais como lápis de cera, lápis de cor e até canetas de filtro. A utilização das várias gamas de tintas não é algo desconhecido na criação de imagens para a infância, principalmente para uma faixa etária mais nova. Tintas solúveis em água como aguarelas, acrílicos e guaches são propícias e indispensáveis para criar efeitos e texturas magníficas, especialmente aos olhos das crianças. Outra das técnicas mais utilizada recentemente, é o recurso a capturas fotográficas já que podem ser utilizadas de diversas formas. Para além da sua utilização mais natural que é registar o mundo tal e qual como ele é, também é recorrente a mistura com outro tipo de práticas ilustrativas, ou até mesmo a colagem de diferentes tipos de recortes fotográficos. Assim, ilustração infantil já é considerada um tipo de linguagem, intitulada de linguagem visual infantil, sendo tão importante como a linguagem verbal, já que a imagem deixou de ser apenas um complemento do texto e passou a ter a importância de qualquer outro discurso. Um discurso imagético pode narrar uma história na íntegra, quer seja com representações gráficas simplificadas ou mais elaboradas, mas esta sempre será algo benéfico para a educação das crianças, segundo o ponto de vista pedagógico.

1567 Visualizações 1 Total
1567 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.