Design Gráfico

O design gráfico é o método de comunicar visualmente, ou seja é um processo de criatividade que por meio de um discurso imagético e narrativo transmite uma mensagem ou uma ideia. Este, ao longo das últimas décadas sofreu uma gigantesca evolução principalmente nas áreas de intervenção e nas funções que exerce perante os seus objetivos. Informar, estimular, convencer, divertir, estruturar e diferenciar são algumas das principais finalidades que o design gráfico deve e pode desempenhar. Assim, o design gráfico está inserido na sociedade atual e no dia-a-dia da população, quer seja de uma forma direta ou de uma forma indireta. Posto isto, a área comercial contém um vínculo com a área gráfica insubstituível, devido a todo o avanço que o campo do consumismo alcançou nos últimos anos. Entre logótipos, sinalética, cartazes, packaging, ilustração de livros, revistas, etc., a diversidade de projetos gráficos que são apresentados à sociedade é imensa. Estes têm na sua constituição imagens e tipografia elaboradas e/ou selecionadas pelos designers gráficos, utilizando ferramentas e programas de edição e criação de imagem, como Photoshop, Illustrator, Indesign, After Effects, etc. Estes mecanismos eletrónicos facilitam a construção da comunicação visual desfazendo o conceito formado que os designeres gráficos apenas fazem “desenhos”.

Assim sendo, e apesar do conhecimento de programas de design estes não são garantia de ser um designer gráfico, pois a criatividade e uma cultura visual desenvolvida para o ramo do design são essenciais para um resultado final satisfatório. Com o surgimento de novos órgãos de comunicação e a extrema necessidade de as marcas se fazerem notar nos média, o trabalho de design gráfico evoluiu a um ritmo de enorme agressividade, já que é necessário inovar e renovar constantemente. Para que o objetivo seja cumprido, e se obtenha um projeto gratificante um profissional do design gráfico deve estudar e aperfeiçoar frequentemente as suas técnicas, nomeadamente nas áreas da tipografia, na usabilidade das cores, meios de impressão, produção gráfica, marketing e meios de publicação. Nos dias de hoje é essencial que uma empresa se preocupe com a sua imagem gráfica, pois é o cartão-de-visita para todos os potenciais e futuros negócios, e assim o designer gráfico pode exercer a sua carreira nos mais diversos ramos do mercado. Mas apesar de toda a cultura que a sociedade foi adquirindo em relação à temática do design, a opinião não se alterou totalmente.

Ainda existe o estigma que existe pouco espaço no mercado de trabalho para os profissionais do design gráfico, contudo essa teoria está totalmente errada. Pois para além dos postos de trabalhos mais conhecidos como em ateliers de design, agência de publicidade, editoras, gráficas e departamentos de comunicação, um designer gráfico tem vasto espolio de locais onde pode exercer funções. Atualmente com a saturação do mercado todos os negócios necessitam do poder gráfico para se fazerem notar, e quer seja um pequeno negócio de rua quer seja a maior rede de hipermercados ambos carecem de divulgação do seu negócio, da manutenção da sua marca e publicidade para o seu espaço. Posto isto, um profissional do design gráfico pode ser empregue quer numa loja de roupa, quer numa clínica dentária ou até mesmo numa loja de informática, pois todas elas possuem uma marca que é necessário trabalhar. Posto isto, o design gráfico está em constante evolução e transformação, já que muitas das novidades e das modas que aparecem são numa grande maioria re-designs e re-transformações da história do design gráfico. Uma das referências mais presentes na área do design gráfico é a citação de “menos é mais” do arquiteto Van Der Rohe, que até hoje é uma “regra” na mente de muitos profissionais do design para todos os projetos. Contudo como a sociedade está em constante modificação e o design gráfico tem uma vertente comercial, este deve seguir as tendências e os conceitos introduzidos pela sociedade.

Assim, se um dia o conceito deixar de ser “menos é mais” o designer terá de se adaptar às mudanças da sociedade. Por fim, o designer gráfico é constituído pelas capacidades técnicas, intelectuais e culturais para realizar os trabalhos de design baseado sempre na cultura visual, social e comercial.

1737 Visualizações 1 Total
1737 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.