Wang, Wayne

Wayne Wang

Wayne Wang

Wayne Wang é um conhecido realizador, argumentista, produtor e editor sino-americano; logo à nascença, a sua vida ficou aliada ao cinema, já que recebeu o nome Wayne em homenagem ao ator John Wayne, de quem o seu pai era fã. Wang nasceu a 12 de Janeiro de 1949, em Hong Kong, onde passou a infância e grande parte da adolescência. Com apenas 17 anos, mudou-se para os Estados Unidos da América por incentivo dos pais, com o intuito de terminar aí os estudos e iniciar posteriormente um curso de Medicina. Contudo, o jovem Wang cedo se sentiu mais inclinado para a área das artes, tendo acabado por ingressar no California College of Arts and Crafts, em Oakland, onde se dedicou ao estudo de cinema e televisão. Após a conclusão do curso, Wayne Wang regressou a Hong Kong, com o objetivo de ganhar experiência nas áreas de estudo, onde trabalhou então em cinema e televisão.

Pouco tempo depois, o jovem realizador regressou aos EUA, e estabeleceu-se na Califórnia; aí, conseguiu obter uma bolsa do American Film Institute and the National Endowment for the Arts, utilizada para escrever e realizar a sua primeira longa-metragem, intitulada “Chan is Missing”, no ano de 1982. Nos anos seguintes, até ao final da década de 80, Wang escreveu e realizou mais cinco filmes, entre curtas e longas-metragens, dos quais se destaca “Dim Sum: A Little Bit of Heart” (1985), nomeada para o BAFTA de melhor filme estrangeiro desse ano. As primeiras obras cinematográficas de Wang chamaram a atenção da crítica, e permitiram ao realizador estabelecer a sua reputação no mundo do cinema.

Wang continuou a escrever, realizar e produzir, e em 1993, com o lançamento do filme “O Clube da Sorte e da Alegria” (“The Joy Luck Club”), uma adaptação do livro com o mesmo nome de Amy Tan, alcançou o seu primeiro sucesso de bilheteiras. Este sucesso permitiu ao realizador trabalhar com um leque de atores mais reconhecidos do que os que tinha trabalhado até então, e no filme que realizou após este seu primeiro sucesso, “Smoke – Fumo” (1995), baseado no conto “A História de Natal de Auggie Wren” (“Auggie Wren’s Christmas Story”), de Paul Auster, Wang contou com a participação dos atores Harvey Keitel e William Hurt.

A partir daí, a carreira de Wang alternou continuamente entre filmes ligados a um género mais independente, e outros mais orientados para o consumo de massas, como “A Minha Mãe, Eu e a Minha Mãe” (“Anywhere But Here”), de 1999, com a participação das atrizes Natalie Portman e Susan Sarandon, ou “Encontro em Manhattan” (“Maid in Manhatan”), de 2002, com Rakph Fiennes e Jennifer Lopez

Wayne Wang é casado com a ex-miss Hong Kong Cora Miao, e divide a sua vida entre São Francisco, na Califórnia, e Nova Iorque. O realizador conta com uma já extensa lista de obras realizadas, escritas e produzidas, bem como diversas nomeações e prémios de reconhecimento pelo seu trabalho na área do cinema, em festivais como o Berlin International Film Festival, Argentinean Film Critics Association Awards, Los Angeles Film Critics Association Awards, Rotterdam International Film Festival ou San Sebastián International Film Festival, entre outros.

566 Visualizações 1 Total
566 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.