Filme de Terror

Descrição e características

Enquanto género cinematográfico, um filme de Terror  descreve-se como o fascínio pelo incómodo que provoca no espectador, que sente sofrimento, medo e repulsa, choque e horror : sentimentos negativos que são libertados durante o visionamento. Nos momentos de maior intensidade os espectadores tendem a fugir com o olhar, gritar, transpirar, abandonar o local ou até sentir náuseas. Quase catártico. os apreciadores deste género cinematográfico sentem que se libertam dos seus medos através da contemplação.

Realização e Argumento

Os mecanismos mais utilizados quer no criação do guião, quer na realização são os nevoeiros, lâminas e sombras. As personagens principais são monstros, lobisomens, vampiros, zombies ou aliens, demónios, fantasmas e serial killers. As narrativas envolvem mistérios, penumbras e trevas, exploram o desconhecido com recurso a sons intensos e marcantes em cada cena. Conjugados com géneros como acção, ficção científica e Thriller, o espectador é convidado a pôr-se no lugar da vítima, sendo que a narrativa é sempre construída sobre o ponto de vista de uma ou mais personagens.

Na escrita de um guião para um filme de terror geralmente inicia-se com um acontecimento forte e marcante para prender o espectador.  Depois, apresenta-se a personagem, o herói, com quem o telespectador se relacione e se identifique com uma fraqueza ou um objectivo. O importante é que o espectador queira que a personagem seja bem-sucedida e se ponha no seu lugar, isso fará com que o espectador fique “agarrado” ao filme. Ao longo da história é importante criar pequenos sobressaltos que já assustem um pouco antes do clímax: a maior cena assustadora do filme, onde o herói se debate com o vilão. Após o clímax aproxima-se a conclusão, que pode incluir (ou não) uma reviravolta no herói. O final pode ser fechado ou aberto, ou seja, pode existir uma conclusão com a resolução total do problema ou poderá ser deixada a possibilidade de não resolução (mecanismo mais frequente) pois deixa no espectador a sensação de continuidade e dúvida sobre o que virá.

Cinematografia

Películas como «Nosferatu» e «Drácula» foram  marcantes como definição deste género. No caso de películas como «Night of The Living Dead», «The Exorcist» ,  «The Fog», «Saw» e «Hostel», são filmes que  mostram  caminhos diferenciados no género, com estruturas narrativas inovadoras e mecanismos que causam diferentes sensações no espectador.

544 Visualizações 1 Total
544 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.