Studio Ghibli é um estúdio de animação japonês estabelecido em 1985. O seu primeiro filme foi Laputa: The Castle in the Sky, mas em 1983 já havia sido concebido o filme Nausicaa of the Valley of the Wind na altura produzido pela Tokuma Publishing que após o sucesso de Nausicaa criou então o estúdio que hoje é conhecido como Studio Ghibli. Tokuma permaneceu como uma companhia parente do Studio Ghibli até 2005 quando este se tornou um estúdio independente.
Realizadores mais conhecidos
Um dos nomes mais associados ao estúdio é do realizador Hayao Miyazaki. Autor do manga Nausicaa e realizador do mesmo filme assim como do já referido Laputa, My Neighbourg Totoro, Porco Rosso, Princess Mononoke, On your Mark, Spirited Away, Howl´s Moving Castle e Kiki`s Delivery Service. Ghibli significa algo como “vento quente do deserto” e era usado para descrever os aviões de patrulha italianos durante a segunda guerra mundial. Miyazaki sendo um fã de aviões e de Itália deu esse mesmo nome ao seu estúdio. Entre os vários realizadores do estúdio também se destaca Isao Takahata que realizou os filmes Grave of the Fireflies, Pom Poko, Only Yesterday e Yamada-kun.
O estúdio foi estabelecido para a produção de longas metragens. O seu método de produção não se adapta ao orçamento e tempo disponibilizado para a produção de séries para televisão. Isto colocou o estúdio sob tensão pois a capacidade de produzir filme era limitada e um filme mal sucedido trazia graves prejuízos ao estúdio. A Disney comprou os direitos de distribuição de vários filmes do Studio Ghibli assim como merchandise relacionado. Kiki`s Delivery Service foi o primeiro filme a ser distribuído pela Disney que ficou também responsável pela dobragem norte-americana.
Apesar da animação em 3D ter tomado conta de grande parte da industria o Studio Ghibli resistiu durante muito tempo à introdução deste método nos seus filmes preferindo os métodos de animação 2D tradicionais. O primeiro filme a usar um maior numero de elementos gerados por computador foi Princess Mononoke e Yamada-kun que foi totalmente criado em formato digital.
Atualmente o estúdio encontra-se em fase de reestruturação após o aposentamento de Hayao Miyazaki.