Um Storyboard é um organizador visual em forma de ilustrações ou imagens dispostas em sequência com o propósito de pré-visualizar o decorrer da ação num filme, videojogo, banda desenhada ou outro tipo produto de entretenimento. O processo de Storyboard como o conhecemos hoje em dia foi desenvolvido pela Walt Disney Productions na década de 1930, embora já existissem processos semelhantes. Este método ajuda a equipa de produção a visualizar que tipo de trabalho deve ser feito para completar o projeto. Seguindo as orientações do Storyboard a equipa mantém-se focada e tem maior facilidade na distribuição de tarefas.
O Storyboard pode sofrer alterações a qualquer momento e mesmo assim todos os profissionais continuarem a saber que tipo de trabalho devem continuar a desenvolver. Além de ajudar a equipa a coordenar melhor as funções de cada um também oferece maior transparência aos produtores.
Na sua organização assemelham-se bastante a páginas de banda desenhada. Existem imagens com esboços rápidos e anotações em texto que indicam pormenores específicos da cena ou o diálogo que ocorre nesse preciso momento. Tipicamente são imprimidos em papel, colados numa parede ou painel e dispostos em linhas horizontais ou colunas verticais. Disposto desta forma o Storyboard pode ser visualizado por toda a equipa e re-organizado a qualquer momento conforme surgirem alterações durante o processo criativo. De qualquer forma também é comum ser exposto num ecrã em formato digital.
Este é um dos processos mais importantes no planeamento de um projeto, já que dita o método de abordagem e tudo o que será necessário para um desenvolvimento pleno. Na publicidade é crucial para mostrar ao cliente a visão da agência criativa, muitas vezes não basta uma descrição em texto para que a ideia seja transmitida, assim o Storyboard torna a visualização da ideia mais fácil de compreender.
O Storyboard é como um plano de produção onde estão incluídos todos os elementos necessário e como a imagem vai interagir com o guião. Em cinema garante que todos os ângulos são tidos em conta na gravação de cada uma das cenas. O facto de poder sofrer revisões a qualquer momento também facilita a que os ajustes sejam facilmente integrados na ideia original.