Spaghetti western

Spaghetti western é um subgénero cinematográfico, que se insere no género de filmes western, ou filmes de cowboys, como são vulgarmente conhecidos. Este subgénero aplica-se sobretudo a filmes produzidos em Itália, durante os anos 60 e 70.

Inicialmente, a designação “spaghetti western” tinha um cunho pejorativo, sendo sobretudo utilizada para referir produções italianas de baixo orçamento, que tentavam reproduzir as grandes e reconhecidas produções norte-americanas sobre o mundo do faroeste. Contudo, com o desenvolvimento e crescente popularização destes filmes, o spaghetti western afirmou-se como subgénero, com uma estética e técnicas próprias.

A afirmação do spaghetti western enquanto subgénero deveu-se sobretudo ao trabalho desenvolvido pelo realizador italiano Sergio Leone; a sua adaptação do filme de samurais “Yojimbo”, de Akira Kurosawa, à qual deu o nome de “Por um Punhado de Dólares” (“A Fistfull of Dollars”), em 1964, foi a rampa de lançamento mundial para o spaghetti western. A este filme seguiram-se outros dois, “Por Mais Alguns Dólares” (“For a Few Dollars More”), em 1965, e “O Bom, o Mau e o Vilão” (“The Good, The Bad and The Ugly”), em 1966, estando assim completa a trilogia, protagonizada pelo norte-americano Clint Eastwood, que colocaria o spaghetti western nas boas graças da crítica de cinema a nível mundial.

Este subgénero caracteriza-se sobretudo pelo uso exacerbado da violência, a desaceleração dos planos, com o intuito de criar suspense no espectador, e pelo papel preponderante que a banda-sonora desempenha na narrativa.

O spaghetti western entrou em declínio nas décadas de 80 e 90, e primeira década do ano 2000, sendo que atualmente esta tendência tem vindo a ressurgir, principalmente pelas mãos de realizadores como Quentin Tarantino ou Robert Rodriguez.

526 Visualizações 1 Total
526 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.