O processo inicial de uma produção audiovisual
Todos os projetos cinematográficos começam com a chamada pré-produção que, tal como o nome indica, é tudo o que tenha de ser feito antes da produção. Nesta fase é fundamental que exista a ideia para posteriormente se transformar em guião e poder existir a pesquisa aprofundada sobre o tema em questão através de artigos, entrevistas, livros, vídeos e outros materiais possíveis para a pesquisa.
Enumerando muito rapidamente as ideias possíveis, podemos apresentar a ideia selecionada que é um tipo de fonte preciosa quando bem trabalhada, pois aquilo que é íntimo também é original, resultando histórias absolutamente verdadeiras e criativas. A segunda é a ideia verbalizada em que o escritor deve estar atento a tudo e a todos e deve necessariamente prestar atenção a qualquer movimento, mesmo que este passe despercebido para outras pessoas pois as histórias podem estar em todo o lado. A ideia lida, assim como a ideia selecionada, é baseada em fatos reais: a diferença é que, enquanto a primeira advém do íntimo do autor, a segunda surge de acontecimentos alheios. A ideia transformada ocorre quando o escritor pega elementos de uma outra obra e os usa para inspirar a sua própria história. A ideia proposta trata-se da ideia que surge sob pressão e é o tipo de ideia comum na relação entre editoras e autores. Por último, a ideia procurada é quando o escritor procura identificar junto dos leitores que tipo de livros eles desejam ler, tratando-se de uma forma de garantir um risco mínimo ao se investir em determinado projeto literário.
Após o surgimento desta ideia é essencial que ela se converta num guião que definirá o seu género. Ela pode ser logo à partida uma ideia ficcional (apresentar como algo que não é real, uma fantasia), documental (uma representação real) ou de animação (para além de ficcional, é irreal e característico dos bonecos animados próprios ara crianças). Depois de escrita, ela começa a ter logo uma nova nomeação de curta-metragem ou longa-metragem. Uma curta-metragem é um projeto de curta duração, sem um tempo exato definido por lei, mas por norma equivalente a, no máximo, 30/40 minutos. Uma longa-metragem é um projeto de longa duração e que por norma começa quando a definição de curta metragem acaba, ou seja, a partir dos 30/40 minutos.
Depois de definido o género e a duração é também importante, para além de ter o filme produzido, ter uma série de documentos fundamentais para a fase de candidatura aos festivais. O primeiro requisito é ter uma sinopse que consiste numa síntese de uma obra literária, científica, etc. De seguida e ainda direccionada para a forma como se resume a história temos a Storyline que é a apresentação do conflito; o desenvolvimento do conflito; a solução do conflito e que tem como principal objetivo introduzir um guião em apenas uma linha ou duas, aguçando o interesse para o mesmo compilando apenas o essencial. É ainda pedido, na maior parte das vezes, para além de uma biografia do realizador, uma nota de intenções, que é um texto em que o autor expõe os motivos pelos quais escolheu determinado tema ou história e onde o autor explica o seu ponto de vista sobre a situação em questão e onde demonstra o seu interesse pessoal.
É também nesta primeira etapa que tem de se pensar no ambiente da produção e conseguir reunir os meios essenciais para a realização da próxima etapa. Sendo assim, é necessário fazer uma reperage que é, nada mais nada menos que escolher o local de gravações e fotografar o mesmo várias vezes em distintas horas do dia, de modo a entender que iluminação e que planos serão mais adequados de se usarem nas cenas a gravar no local. É imprescindível que seja nesta altura que se escolha as datas de rodagem do projecto para se conseguir encontrar o elenco ideal para o produto audiovisual e fazer contratos com os mesmos e com a equipa técnica necessária para desenvolver o projeto.
Para além da equipa técnica, é muito importante que exista o material para esta trabalhar e, por isso, é imprescindível fazer o levantamento das cenas e do material necessário, como é o caso de equipamento técnico de imagem, som e iluminação mas também material de figurinos, maquilhagem e catering.
É também importante a presença de alguém que se preocupe com o orçamento e que, nesta primeira fase, exista também uma preocupação de conseguir pedir financiamentos e patrocínios para que os custos finais sejam minimizados.
O processo de pré-produção pode mesmo chegar a ser mais complexo do que a produção e a pós-produção do projeto e é o pilar de todas as produções. Uma má pré-produção geralmente é refletida no decorrer das restantes fases do projeto.