Piratas do Caribe é uma série de filmes dos gêneros fantasia e aventura. Eles são produzidos por Jerry Bruckheimer, escritos por Terry Rossio e Ted Elliot e dirigidos por Rob Marshall e Gore Verbinski. A série possui até o presente momento cinco filmes, que acompanham as aventuras e desventuras do Capitão Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp.
O primeiro filme de Piratas do Caribe foi lançado em 2003. Intitulado Piratas do Caribe: a maldição do Pérola Negra. O sucesso estrondoso dessa primeira película fez com que Walt Disney Pictures revelasse que uma trilogia estava em produção.
O segundo filme, chamado de Piratas do Caribe: o baú da morte, chegou aos cinemas no ano de 2006. Na época, o sucesso foi ainda maior que o do primeiro filme, tendo quebrado recordes e chegado ao posto de quarta maior bilheteria da história do cinema.
A terceira e última parte da trilogia, Piratas do Caribe: no fim do mundo, foi lançada apenas um ano depois, em 2007. Já no ano seguinte, o ator Johnny Depp, intérprete de Jack Sparrow, assinou contrato para mais um filme, que estreou em 2011, sob o nome de Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas.
A Disney anunciou, posteriormente, planos para mais dois filmes. O primeiro deles chegou às grandes telas no ano de 2017, intitulado Piratas do Caribe: a vingança de Salazar. Acredita-se que a série de filmes tenha sido inspirada em uma série de jogos eletrônicos chamada de Monkey Island.
Filmes da série Piratas do Caribe
Os filmes de Piratas do Caribe são, além de um sucesso de público, um grande sucesso entre os críticos. Veja abaixo a sinopse de cada filme lançado até hoje:A maldição do Pérola Negra
A maldição do Pérola Negra
é o primeiro filme da primeira trilogia da série. Lançado em 2003, apresenta a personagem Jack Sparrow, um pirata sem escrúpulos que faz de tudo para obter benefícios e vantagens. Tudo começa quando Port Royal é atacada pelos piratas do Capitão Barbossa, capitão do navio Pérola Negra, que sequestram a filha do governador, Elizabeth Swann. Eles estão tentando romper uma maldição que caiu sobre eles após roubarem um baú com moedas de ouro. Sparrow e Will Turner, amigo de infância de Elizabeth, embarcam em uma missão para resgatá-la e derrotar os piratas de Barbossa.
O baú da morte
Will Turner e Elizabeth Swann estão a ponto de se casar, mas o casamento é interrompido por Lorde Cutler Beckett. Ele é da Companhia das Índias e vem prender os noivos por terem ajudado Capitão Jack Sparrow a escapar da forca. Will é mandado por Beckett para encontrar Sparrow e trazer-lhe sua bússola. Enquanto isso, o capitão Jack tem de resolver uma antiga briga com o lendário Davy Jones.
No fim do mundo
Beckett assumiu o controle do lendário pirata Davy Jones. Ele quer acabar para sempre com todos os piratas. Para derrotar Beckett e Davy Jones, é preciso reunir todos os Nove Lordes Piratas a fim de invocar a poderosa deusa Calipso. Para realizar isso, Barbossa, Will e Elizabeth vão até os domínios de Davy Jones para resgatar Jack Sparrow.
Navegando em águas misteriosas
Jack Sparrow está em busca da Fonte da Juventude. Com a ajuda de Barbossa, seu antigo rival, Sparrow parte em busca de seu objetivo, ao mesmo tempo em que precisa enfrentar o temido pirata Barba Negra.
A vingança de Salazar
Jack Sparrow precisa enfrentar um inimigo letal: o Capitão Salazar. Salazar comanda espíritos de piratas que escaparam do Triângulo do Diabo. A única forma de Sparrow escapar dessa complicação é encontrar o lendário Tridente de Poseidon, que lhe daria o comando de todos os mares. Ele recebe a ajuda de Barbossa e de Henry Turner, filho de Will Turner e Elizabeth Swann.