Mumblecore é um movimento artístico do cinema independente americano que terá tido o seu início em 2002, numa época em que as câmaras digitais apresentavam uma melhor qualidade e uma maior facilidade de utilização.
Este movimento artístico do cinema independente americano ganhou força após o 11 de setembro caracterizando-se por seguir uma estética naturalista no que diz respeito à narração de histórias, utilizando pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos.
Desta forma, o cinema Mumblecore rege-se por algumas características, características essas que passam por depender de pouco orçamento, ter um número reduzido de personagens, reger-se muito pelo diálogo entre as personagens para contar a história, utilizar tipicamente personagens que não são atores profissionais ou se o são que detêm pouca experiência como tal, manusear a câmara sempre na mão (não se usando tripé ou inovação artificial), utilizar-se as filmagens e os sons do próprio local das filmagens e reger-se pelo realismo e por situações quotidianas.
O público e os produtores encontram-se desta forma entre mostras de cinema e comunidades na web, pela qual os vídeos são geralmente comercializados.
Uma das figuras de relevo, sendo considerado por alguns o padrinho deste movimento, é o cineasta Andrew Bujalski com o seu filme “Funny Ha Ha”, que é considerado um marco no género.
Juntando-se a este filme, existem tantos outros dentro do género como, The Puffy Chair (2005), Lonesome Jim (2005), Daddy Longlegs (2009) e Appropriate Behavior (2014).