Em animação uma Folha de Modelo (do inglês Model Sheet) é um documento que define a proporção, aparência, poses, gestos e expressões de uma personagem animada. A sua utilidade é dirigida ás grandes equipas de animadores envolvidos na produção de um filme ou série animada que seguem as indicações da folha de modelo para manter uma continuidade e coerência entre as cenas do filme mesmo que as frames sejam desenhadas por artistas diferentes.
Pose a pose
Nestas folhas estão desenhadas várias poses de uma só personagem já com a sua forma finalizada. A folha pode ter várias poses especificas a uma ação como correr, andar, saltar, rodar e outros movimentos, ou então ser uma folha apenas com as expressões faciais para diferentes situações. Outros membros como mãos, pés e características únicas como orelhas ou asas são também retratados em folhas separadas.
É importante que todas as folhas apresentem a estrutura, proporção e linguagem corporal correspondente à personagem. Normalmente são precisas várias folhas para retratar todos os atributos físicos e estados emocionais. O importante é assegurar que o trabalho dos diferentes artistas se mantém coerente ao longo de toda a produção. Algumas variações podem ser assumidas consoante o propósito a ser apresentado na animação final. Por questões de dinâmica de ação visual são aceites determinadas alterações ao modelo de referência.
As personagens também tendem a evoluir como tempo e algumas alterações são feitas posteriormente como é o caso da evolução do aspeto de personagens clássicas como Mickey Mouse ou Bugs Bunny. As folhas de modelo também são usadas para construção de fatos ou esculturas.
As folhas de modelo são normalmente propriedade exclusiva dos estúdios, mas por razões de estudo e aprendizagem muitas são disponibilizadas ao publico. Estas podem ser encontradas na internet de forma a introduzir os alunos ao conceito. Os mais variados artistas também partilham as suas criações online e com base nesta organização em particular das folhas de modelo.