Irmãos Lumière

Considerados por muitos os “pais” ou inventores do cinema, Auguste e Louis Lumière foram dois irmãos de nacionalidade francesa, responsáveis pela…

Quem foram os Irmãos Lumière

Irmãos Lumière

Irmãos Lumière

Considerados por muitos os “pais” ou inventores do cinema, Auguste e Louis Lumière foram dois irmãos de nacionalidade francesa, responsáveis pela invenção do cinematógrafo.

Auguste Marie Louis Nicholas Lumière nasceu no ano de 1862, e Louis Jean Lumière em 1864; ambos os irmãos são originários de Besançon, uma comuna francesa situada próxima da fronteira com a Suíça. O seu pai, Antoine Lumière, era proprietário da Fábrica Lumière, onde eram fabricadas películas fotográficas, e exercia ainda a profissão de fotógrafo. Assim, desde cedo os irmãos tiveram contacto direto com o mundo da fotografia, a qual está na base da invenção do cinematógrafo, e tiveram portanto bases sólidas e uma envolvência apropriada para o estudo e aprofundamento da técnica da imagem em movimento. Auguste e Louis Lumière eram formados em engenharia, e a par do seu trabalho na fábrica herdada do pai, sempre se dedicaram muito às invenções e ao aperfeiçoamento de aparelhos e técnicas já existentes, tendo entrado para a história como inventores do cinematógrafo.

O cinematógrafo era uma máquina que permitia a captação, revelação e projeção de imagens; o cinematógrafo captava imagens fixas (fotogramas), que eram posteriormente projetados de forma contínua, criando a ilusão de movimento.

A patente do cinematógrafo foi registada pelos irmãos Lumière a 13 de fevereiro de 1895, motivo pelo qual podem ser considerados os inventores do aparelho; no entanto, existem registos que afirmam que o francês Léon Bouly terá sido o verdadeiro inventor do cinematógrafo, o qual não registou a patente, pelo que é impossível definir ao certo o verdadeiro inventor. A primeira demonstração pública do cinematógrafo realizou-se a 28 de dezembro do mesmo ano, em Paris, no Grand Café. Nesta sessão, os irmãos Lumières exibiram dez filmes curtos, de registos de momentos do quotidiano, a preto e branco e sem som. O primeiro filme exibido pelo cinematógrafo foi “La Sortie de l’Usine Lumière à Lyon” (“A Saída da Fábrica Lumière em Lyon”), onde eram exibidos por alguns minutos os operários a sair da fábrica dos Lumière. Um outro vídeo que causou grande impacto nesta sessão foi “L’Arrivée d’un train en gare de La Ciotat” (“Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat”), que simplesmente, tal como o título indica, mostrava a chegada de um comboio a uma estação; no entanto, existem relatos de que muitos dos espectadores se levantaram dos seus lugares em fuga, acreditando estar a observar um comboio real que se aproximava.

Imagem do filme “L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat”

Imagem do filme “L’Arrivée d’un train en gare de La Ciotat”

Após esta primeira exibição, os irmãos Lumière viajaram pelo mundo, tendo feito demonstrações do cinematógrafo em cidades como Londres, Nova Iorque ou Bombaim; simultaneamente, os irmãos continuaram a gravar diversos momentos da vida quotidiana, realizando filmes bastante curtos que podem ser considerados os precursores do documentário.

Além do cinematógrafo, os irmãos Lumière são também os inventores do autocromo, um processo de fotografia a cores, da placa fotográfica seca, da fotografia em relevo e do sistema da “cruz de Malta”.

2216 Visualizações 1 Total
2216 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.