As funções de cada membro na rodagem de um produto audiovisual
A rodagem em cinema é o que chamamos frequentemente de produção cinematográfica e, para que ela aconteça de forma correta e com maior qualidade, é necessário que exista uma equipa de rodagem em que cada membro tenha as suas responsabilidades específicas e cargo a desempenhar bem definido.
O produtor é o responsável máximo que prepara e lidera o projeto e está envolvido neste desde a sua conceção até à sua finalização. Cabe a ele avaliar se o conceito do programa e os custos de produção são viáveis. Toma, sendo assim, todas as decisões importantes sendo que é ele quem inicia, coordena, supervisiona e controla assuntos como a contratação de equipa técnica e a gestão da mesma. Pode também ser denominado de diretor.
Depois do produtor/diretor temos ainda as pessoas que ao seu lado defendem os interesses do produtor, visto que este, na maior parte das vezes, não se apresenta disponível para estar sempre no local por ter de se dividir por diversos projetos. O braço direito do produtor é o Diretor de Produção que está apenas focado no projeto em que está colocado e é o responsável por gerir tudo, tanto a nível de pessoas, como equipamentos e até mesmo financiamentos, se não existir um contabilista na equipa. É o responsável máximo no escritório e só deve deixar passar por resolver assuntos para o produtor se for mesmo essencial que isso aconteça. Também no escritório é fundamental que exista uma secretária de produção, que é responsável por manter tudo atualizado, superar os problemas, contactar atores e equipa técnica, fazer as folhas de serviço de todas as semanas (folhas diárias que dizem quais são as cenas a ser gravadas, com que atores e em que décor) e estabelecer contactos com todos os elementos. Logo depois na hierarquia da equipa de produção temos a chefe de produção, que é responsável por orientar a rodagem, ou seja, está no terreno. Tem como obrigação defender os interesses da produtora durante todo o processo. Ao seu lado nesta tarefa estão os assistentes de produção que são responsáveis por fazer com que toda a equipa técnica e de atores colabore para a realização dos planos estabelecidos nos tempos acordados.
O realizador é considerado o criador da obra e é da responsabilidade dele o aspeto final das gravações, por isso alguns dos seus principais focos são os planos, os ângulos, os travellings e as panorâmicas e o leadroom e o headroom que utiliza para passar a mensagem para o público. Ainda na equipa de realização é importante realçar que existem os assistentes de realização que são responsáveis por dar assistência ao realizador batendo a claquete e percebendo se os atores e figurantes que vão entrar na próxima cena se encontram prontos, para não existirem pontos mortos entre umas cenas e outras. O 1º assistente de realização pode também trabalhar como operador de câmera quando a cena assim o exige. Os operadores de câmera montam e fazem ajustes às câmeras, operam a gravação de cenas, garantem a qualidade técnica de gravações. Basicamente são quem realiza as ideias do realizador.
O continuísta é o responsável por anotar detalhes de continuidade de cada tomada, para assegurar continuidade entre cenas. O continuísta pode ser também o anotador sendo que a diferença é que o continuísta tem de se inteirar da continuidade, ou seja da lógica do guião e da narrativa. Na prática para além de ter de verificar se todos os atores e o décor estão como o descrito no guião e previamente acordado e decidido; tem de anotar em que dia é que cada cena foi gravada; em que cartão de memória foi gravada a imagem de cada uma das câmeras e que planos foram utilizados; em que cartão de memória foi gravado o som; tem que anotar a duração de todos os takes e ainda referir qual é o take que ficou bom para ser usado. Este trabalho é considerado um dos trabalhos mais importantes e de maior responsabilidade porque sem eles a montagem e edição do projeto torna-se muito mais difícil de se concretizar nos prazos pedidos/exigidos.
O diretor de fotografia é o técnico responsável pela forma como o guião é transposto para a película ou vídeo. A produção é feita segundo as suas orientações técnicas. Consoante aquilo que é pretendido pelo realizador, o diretor de fotografia tenta manter um padrão técnico e artístico da imagem. Em rodagem, o trabalho do diretor de fotografia é fundamental durante a marcação das cenas para que este consiga planear com mais pormenor e entender o que tem de mudar na iluminação para que a imagem final esteja bem conseguida. Tem como ajudantes a equipa de iluminação, que realiza as ideias do diretor de fotografia iluminando o que ele pretende e escurecendo o que é acessório.
Para além destas funções, temos ainda os responsáveis pelo guarda-roupa, cabelos e maquilhagem que tem de garantir que as personagens estão de acordo com a descrição de cada uma que é previamente estudada e estabelecida em provas de cabelo, maquilhagem e guarda roupa durante a fase de pré-produção, para que tudo corra como esperado na hora de gravar.
Nesta vasta equipa, onde também entram o elenco e os figurantes, todos tem de trabalhar para que o projeto final tenha a melhor qualidade possível e para que todos retirem dele a melhor experiência profissional.