Emmy

O Emmy ou Emmy Award, é o maior e mais prestigiosos prémios atribuídos à programação de entretenimento e aos profissionais da televisão. O Emmy Award está para os programas e profissionais da televisão, assim como, os Oscars estão para o cinema ou os Grammys para a música.

Com sede nos Estados Unidos da América, Los Angeles, a Academia de Artes & Ciências Televisivas criou o prémio Emmy como parte de uma oportunidade de construção de imagem e relações públicas na então recente televisão americana.

Os mais de 10.000 membros da Academia, escolhem todos os anos os profissionais de maior destaque em categorias como série de comédia, série de drama ou programa infantil, entre muitas outras.

Actualmente, existem três organizações relacionadas, mas que trabalham de forma autónomas, presentes na organização dos Prémios Emmy:

  • a Academia de Artes & Ciências Televisivas, que premia o entretenimento de horário nobre/prime-time (excluindo o desporto);
  • a Academia Nacional de Artes & Ciências Televisivas, que reconhece o horário diurno, desporto, notícias, e programação de documentários;
  • a Academia Internacional das Artes & Ciências Televisivas, que honra programas de origem estrangeira (fora dos Estados Unidos).

A primeira cerimónia dos Emmys, celebrou-se a 25 de Janeiro de 1949, no Hollywood Athletic Club, mas apenas para honrar programas produzidos ou veiculados directamente com área metropolitana de Los Angeles. Shirley Dinsdale teve a distinção de receber o primeiro Emmy, como “Personalidade da TV”, durante essa primeira cerimónia.

Mas, em 1950, a partir da segunda cerimónia, o Emmy Award, começa a abranger todos os programas transmitidos nos Estados Unidos da América.

Inicialmente, havia apenas uma cerimónia dos Emmys realizada uma vez por ano para homenagear os programas nacionais transmitidos nos Estados Unidos, mas em 1974, realiza-se a primeira cerimónia do Emmy do Daytime, realizada para homenagear especificamente à programação diurna. Mais tarde em 1970, Começa-se a realizar também, os Emmys Internacionais, que premiam programas de televisão produzidos e exibidos fora dos Estados Unidos.

Durante a Cerimónia de prémios, os vencedores de um Emmy recebem uma estatueta com o formato de uma mulher a segurar um átomo, criada pelo engenheiro Louis McManus.

Para a eleição da estatueta, foi criado um concurso e a obra de Louis McManus foi a última a chegar das 48 que foram apresentados ao concurso, mas mesmo assim, foi o grande vencedor e hoje, passados quase 70 anos, a sua obra, continua a brilhar em cada entrega de prémios.

Diz a história, que a sua própria mulher serviu de modelo para criar a silhueta alada que representa a musa das artes e das ciências. O responsável por sua fabricação é a empresa R. S. Owens. São feitas em cobre e banhadas em ouro, as estátuas demoram cerca de cinco horas para ficarem prontas, pesam 2 quilos e medem 40 centímetros de altura.

4948647506_a46f9a7ffc_b

Emmy

Originalmente, a estatueta recebeu o nome de Immy, termo que também serve para designar a um tubo de uma câmara de televisão. Com o tempo, a expressão foi substituída por Emmy, para que tivesse uma sonoridade mais feminina, já que a estatueta se trata de uma mulher.

Actualmente, os prémios são apresentados em diferentes cerimónias realizadas de forma anual. Os dois eventos que recebem maior cobertura dos meios de comunicação são os Emmy do Primetime e os Emmy do Daytime, que reconhecem o trabalho de destaque na programação americana do horário nobre e entretenimento diurno, respectivamente. Além das categorias tradicionais, os profissionais por detrás das câmaras também são premiados, numa cerimónia à parte, geralmente realizada dias antes, o Creative Arts Emmys.

Entre os prémios que existem, oito merecem mais destaque devido a importância e historicidade. São eles:

  • Emmys do Primetime: Reconhecimento e atribuição de prémios aos melhores programas da televisão norte-americana em horário nobre;
  • Emmys do Daytime: Reconhecimento e atribuição de prémios aos programas televisivos norte-americanos durante o horário do dia;
  • Emmys do Desporto: Reconhecimento e atribuição de prémios à programação desportiva, exclusivamente;
  • Emmys Internacionais: Reconhecimento e atribuição de prémios às produções não americanas;
  • Emmys de Notícias e Documentários: Reconhecimento e atribuição de prémios aos noticiários nacionais e à programação documental;
  • Emmys da Tecnologia e Engenharia: Reconhecimento e atribuição de prémios às organizações científicas;
  • Emmys regionais: Reconhecimento e atribuição de prémios aos Programas educativos, documentários, culturais e noticiários dos canais de televisão regionais, fora das grandes produtoras e canais nacionais da televisão norte-americana.

Curiosidade: Recentemente, “Game Of Thrones” tornou-se a série dramática mais premiada da história dos Emmys, com 35 estatuetas. Até então, este título era de outras duas séries: “The West Wing” e “Hill Street Blues”, ambas com 26 prémios ao todo.

466 Visualizações 1 Total

References:

ROBERTS, Jerry. Encyclopedia of Television Film Directors. Scarecrow Press, 2009

466 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.