Direcção de Arte

Direcção de Arte, é uma disciplina, um cargo ou função dentro de praticamente, qualquer profissão de criação artística, como por exemplo: o teatro, a publicidade, o marketing, as publicações editoriais, a moda, o cinema e a televisão, os videojogos, etc…

O objectivo da direcção de arte é supervisionar e unificar a visão geral e criativa de um projecto. Em particular, o director de arte é responsável pela aparência visual geral, como ele se vai comunicar, estimular e atrair psicologicamente o público-alvo, correspondendo com todos os objectivos predefinidos, tanto estéticos como comunicativos. O director de arte toma decisões sobre os elementos visuais usados, o estilo artístico a ser explorado. No final, o director de arte, é o responsável pelo produto final de um projecto.

Parece um pouco ilógico pensar em dirigir a arte. Afinal, a palavra director designa o “indivíduo com funções dirigentes, que administra e regula etapas, processos e pessoas”. Acontece que a arte é uma “actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, (…) a partir de percepção, emoções e ideias (…)”.

Na direcção de arte, seja em publicidade ou numa peça de teatro, um dos maiores problemas enfrentados pelos directores de arte é traduzir as mensagens, os conceitos e os objectivos predefinidos numa visão criativa e estimulantes, e gerir todos os processos e elementos da equipa de trabalho para que o executem.

Qualquer projecto criativo depois do briefing atravessa por um processo de brainstorming, nele, os directores de arte, colegas de trabalho e clientes devem reflectir e sugerir ideias criativas para responder à problemática, de todas essas ideias, se deves escolher qual corresponde melhor com os objectivos e é nesse momento, que o director de arte começa a sua função de supervisionar e encaminhar cada processo e criação, solidificando a visão da imaginação colectiva enquanto e assim, conseguir que o resultado final seja, o melhor possível e corresponda com todos os objectivos estipulados.

As funções exercidas pelo director de arte exigem que ele tenha um conhecimento completo das áreas de produção artística, como o design gráfico, edição de vídeo, design editorial e ou web design, deve ser responsável por todas as etapas e processos do projecto que dirige É ele, afinal, que encaminha as directrizes do projecto para que todos os demais integrantes da equipa, saibam qual o caminho a seguir e qual é o objectivo e função de cada um.

O director de arte é como um maestro, que coordena, afina e harmoniza os elementos da cena. A sua equipa criativa, pode ser composta pelos mais variados profissionais, como: cenógrafos, pintores, designers, fotógrafos, especialistas em efeitos especiais, modeladores de computação gráfica, músicos e outros. Todo o resultado estético final da produção é o resultado do trabalho deles e da coordenação do director de arte.

Em geral, o director de arte é um profissional ligado ao design, à fotografia ou às artes plásticas. Ele é o responsável por garantir a harmonia na ambientação do cada projecto, juntando o conceito, a paleta de cores, a iluminação e todos e qualquer elemento que possa compor o universo visual do respectivo projecto. Para garantir uma boa direcção de arte, todos esses elementos devem ser compatíveis.

Dentro da publicidade, o director de arte é o profissional responsável por gerenciar toda a actividade de criação e design de um projecto de comunicação, seja ele um packaging, uma gráfica publicitária, um anúncio para a radio ou para a televisão, entre muitos outros. É ele, portanto, quem coordena a equipe de criação e isso implica incorporar uma série de funções no projecto.

Apesar do título, um director de arte publicitária não é necessariamente o chefe de um departamento de arte. Na prática e em qualquer Agência de publicidade moderna, um director de arte normalmente trabalha em conjunto com os designers gráficos e os redactores ou copys, criando e definindo a equipa criativa. Todos os elementos dessa equipa são fundamentais num projecto de comunicação, o papel do director de arte, só se destaca, porque é ele, quem deve unificar e coordenar a visão criativa entre todos os outros elementos. O processo de colaboração entre todos os elementos e a direcção de uma única pessoa, deve melhorar e facilitar o processo e o resultado final. Idealmente, as palavras e o visual não devem ser papagaios um ao outro; cada um deve melhorar ou ampliar o significado e o efeito do outro.

De forma mais ampla, o director de arte responde pela criação e pela coordenação de todos os aspectos artísticos da peça que está sendo criada, independentemente do meio usado.

332 Visualizações 1 Total

References:

BERTOMEU, João V. C. Criação na propaganda impressa. 1 ed. São Paulo: Futura, 2002

CESAR, N. Direção de arte em propaganda. 1 ed. São Paulo: Futura, 2000

WAITEMAN, Flávio. Manual prático de criação publicitária. São Paulo: Nobel, 2006

332 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.