Deus ex machina é uma locução latina que, traduzida para português, significa “um deus que [desce] de uma máquina” 1. Utilizado pelos dramaturgos, é um recurso que motiva o final da peça pelo aparecimento, por exemplo, de uma personagem que consegue solucionar problemas ou responder a questões que ficaram pendentes. Por outras palavras, este recurso tem como objetivo auxiliar o dramaturgo quando este não consegue encontrar um desfecho lógico para a sua peça, ou quando verifica que existem muitas contradições por resolver.
Este é um recurso que remonta à Antiguidade, quando, durante algumas encenações das tragédias gregas, se recorria a uma máquina suspensa por uma grua para trazer para o palco uma personagem sobrenatural, ou um deus, que fosse capaz de resolver todos os conflitos que tinham ficado por resolver.
Neste sentido, e por extensão, deus ex machina representa a intervenção inesperada e providencial de uma personagem ou de uma força sobrenatural que é capaz de resolver, como que por magia, uma situação inextricável numa peça de teatro.
1 https://dicionario.priberam.org/deus%20ex%20machina