Cartoon é o nome dado a um tipo especifico de arte visual ilustrada ou animada. O termo refere-se à representação não realista ou semi-realista de um desenho ou pintura geralmente orientado para a caricatura, sátira e humor. Um autor de cartoon é designado como cartoonista.
Esta forma de arte ganhou popularidade durante o século XIX graças ao advento da imprensa que começou desde cedo a incluir nas páginas de revistas e jornais, pequenas histórias que satirizavam a atualidade na forma de tiras de banda desenhada. Com a chegada do cinema e televisão o termo cartoon passou a designar a animação ocidental.
Grande parte dos cartoonistas passaram das tiras de jornais para a publicação de livros de banda desenhada, normalmente colectaneas das suas tiras publicadas anteriormente, mas também incluindo histórias inéditas. A sátira política e do quotidiano ainda é dos temas mais utilizados, inclusive em festivais de cartoons para imprensa como o World Cartoon Festival. Neste caso nem sempre é necessária uma história estilo banda desenhada para ser considerado cartoon, bastando uma ilustração com uma conotação humorística. A critica subtil aos acontecimentos mundiais, sociais e políticos são os temas mais presentes.
Devido à semelhança estética entre a banda desenhada e os primeiros filmes animados, o termo Cartoon passou a estar associado à animação e a palavra continua a ser usada para designar desenhos animados normalmente produzidos no ocidente e para as camadas mais jovens onde os personagens têm formas menos realistas. O canal de televisão norte-americano Cartoon Network, dedicado à animação infantil e juvenil, é exemplo do uso desse mesmo termo.