Bertold Brecht

Breve biografia de um dos dramaturgos mais influentes do século XX, Bertold Brecht

Bertold Brecht, um nome incontornável para todos os teóricos e literatos de esquerda, foi um consagrado dramaturgo e poeta alemão, conhecido, sobretudo, por ter renovado o teatro moderno e desenvolvido o chamado “teatro épico”.

Brecht nasceu no dia 10 de fevereiro de 1898, em Ausburgo, na Baviera. Começou os seus estudos em Medicina, mas foi obrigado a abandonar os mesmos em virtude da I Guerra Mundial e a cumprir o serviço militar num hospital. É deste período que data a sua primeira peça, «Baal» (1923) que, em conjunto com as seguintes, traduzem, num estilo expressionista, a influência do anarquismo e do niilismo e a revolta contra a sociedade burguesa. «Trommel in der Nacht» (1922) (em português, «Tambores na Noite») foi distinguida com o prémio Kleist.

Em seguida, aderiu ao marxismo, cuja influência está bem presente nas obras «Der Jasager» e «Der Neinsager» (1930).

Discordante da política do partido Nacional-Socialista e vítima de perseguições, Brecht teve de partir para o exílio. Foi, primeiro, percorrendo vários países europeus e, depois, fixou-se nos Estados Unidos, onde fez alguns filmes em Hollywood.

Depois da queda do III Reich, em 1948, o dramaturgo voltou para Berlim, na então República Democrática Alemã, e, desta vez, a sua obra (a maior parte escrita no exílio) foi muito bem acolhida. Foi diretor do Teatro Berliner Ensemble, onde pôde colocar em prática as suas teorias teatrais. Estas estão registadas, por exemplo, em «Breviário da Estética Teatral», ou «Cinco dificuldades para escrever a Verdade».

Bertold Brecht faleceu em 1956, em Berlim, vítima de um ataque cardíaco.

213 Visualizações 1 Total
213 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.