A Igreja Matriz de Ferreira do Alentejo ou também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Assunção localiza-se no largo Comendador Infante Passanha e é uma construção já existente em 1320.
Este templo é um belo exemplar do estilo barroco em Portugal, construida sob a antiga comenda da Ordem de Santiago de Espada, sendo apenas reformada aquando do reinado de D. Sebastião, sendo que em 1571 a capela-mor e a parte de transepto se encontravam sem cobertura.
Esta igreja, que mantém no seu interior os túmulos do Comendador D. João de Sousa e de sua esposa D. Branca de Ataíde, é constítuida por três naves.
Em 1941, com a passagem de um ciclone na região, a mesma sofreu bastantes danos o que levou à sua reconstrução perdendo quase todo o seu estilo clássico e ficando sem o seu adro frontal, a sua torre do relógio e o baptistério quinhentista.
No interior deste edificio religioso , encontra-se uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, imagem essa que acompanhou o navegador português Vasco da Gama na descoberta do Caminho marítimo para a Índia. Esta imagem apenas se encontra na igreja matriz por questões de segurança, pois a mesma é propriedade da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.