Conceito de Massa de Ar
Uma massa de ar corresponde a uma grande porção de ar da troposfera com características físicas como a temperatura, a humidade, a densidade, etc., com elevado grau de homogeneidade. Consoante o local onde a massa de ar tem origem, adquire diferentes designações, tais como: massa de ar tropical marítima, massa de ar tropical continental, massa de ar polar, etc. Estas massas de ar são separadas entre si por sistemas frontais que se deslocam com os movimentos das massas de ar para longe dos locais de origem.
Classificação Climática de Alisov
O geógrafo e climatólogo Boris Pavlovich Alisov foi quem primeiro se dedicou ao estudo das massas de ar e das suas dinâmicas tendo, entre as décadas de 1930 e 1950, desenvolvido o primeiro sistema de classificação climática, o qual dividia a Terra em 6 cinturões climáticos:
- Cinturão Equatorial: considerado como a região de origem das massas equatoriais, está localizado entre o equador e a posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na estação em que o sol está mais baixo.
- Cinturão Sub-equatorial: localizado entre as posições da ZCIT na estação em que o sol está mais alto, inclui as áreas sub-equatoriais onde alternam circulações marítimas e continentais, designadas por áreas de monções.
- Cinturões Tropicais: são dois, um dos quais no hemisfério norte e outro no hemisfério sul – localizam-se entre a posição de verão da ZCIT e a posição de inverno da frente polar, sendo ocupados de forma permanente pelas massas de ar tropicais.
- Cinturões Temperados: são também dois, um no hemisfério norte e outro no hemisfério sul – localizam-se entre as posições de verão da frente polar e as posições de inverno das frentes do ártico (no hemisfério norte) e da antártica (no hemisfério sul), sendo dominados pelas massas polares ao longo de todo o ano
- Cinturões Subártico e Subantártico: estão localizados entre as posições sazonais das frentes do ártico e da antártica, sendo dominados pela massa polar no verão e pela frente ártica/antártica no inverno.
- Cinturões Ártico e Antártico: estão localizados nas proximidades dos polos geográficos, sendo dominados pelas massas árticas/antárticas durante todo o ano.
Características das Massas de Ar
As massas de ar marítimas são por norma húmidas, enquanto as massas de ar continentais são secas. Dependendo das latitudes, podem ser tropicais ou polares, as quais são respetivamente quentes ou frias. Assim, por exemplo, uma massa de ar marítima polar é húmida e fria, enquanto uma massa de ar continental polar é seca e fria. Da mesma forma, uma massa de ar marítima tropical é quente e húmida, enquanto uma massa de ar continental tropical é quente e seca. É a deslocação destas massas de ar por efeito das diferenças de pressão atmosférica que em grande medida gere o clima da Terra, por exemplo, levando chuva para regiões no interior dos continentes.
Classificação de Bergeron
A classificação de Bergeron é a forma mais aceite na comunidade científica para classificação das massas de ar, embora existam diversas outras classificações. Nesta classificação são utilizadas três letras: a primeira letra indica as suas propriedades quanto à humidade (utilizando-se a letra ‘c’ para massas de ar continental (seco) e o ‘m’ para massas de ar marítimas (húmido); a segunda letra descreve as características térmica da sua região de origem (‘T’ para tropical, ‘P’ para polar, ‘A’ para o Ártico ou Antártico, ‘M’ para áreas de monção, ‘E’ para regiões equatoriais e ‘S’ para o ar superior (ar seco formado pelo movimento descendente na atmosfera); a terceira letra é usada para designar a estabilidade da atmosfera (se a massa de ar é mais fria que a superfície debaixo dele, utiliza-se a letra ‘k’ e se a massa de ar é mais quente que a superfície, recebe a letra ‘w’). Assim, por exemplo, uma massa de ar com origem sobre o Atlântico Norte recebe as letras mP (m de marítimo e P de polar); já uma massa de ar com origem no norte de África recebe a classificação cT, de continental e tropical. Dependendo das condições de estabilidade, são acrescentadas as letras k ou w – por exemplo, numa situação em que uma massa polar atravesse a corrente do Golfo, a classificação atribuída seria cPk. No mapa acima são identificadas as principais massas de ar da Terra, bem como a sua localização de origem.