Apresentação do Lago Baical
O Lago Baical (ou Baikal) é um lago de água com cerca de 31.500 km2, localizado na Rússia, no sueste da Sibéria, perto da fronteira com a Mongólia. É alimentado por 336 rios e ribeiros e drenado apenas pelo rio Angara. Com um comprimento de 636 km, uma largura máxima de 79 km, e uma profundidade média de 744 metros (1940 metros no seu ponto mais profundo), o lago Baical atinge um volume de 23.000 km3, o que faz dele a maior massa de água doce do mundo em volume, valor que ultrapassa o do conjunto dos cinco grandes lagos da América do Norte.
A sua formação deve-se ao afastamento de duas grandes massas continentais que formaram um rift há cerca de 30 milhões de anos. Calcula-se que abaixo da sua superfície do lago os sedimentos possam atingir os 7 km de profundidade, o que faz do lago um dos mais profundos riftes do do mundo.
A antiguidade do lago e o seu isolamento fazem também do lago um importante habitat de biodiversidade, abrigando mais de 1.000 espécies de plantas e 2.500 espécies de animais, muitos dos quais endémicos da região.