O que é uma Ilha de Barreira
Uma Ilha de Barreira (ou ilha-barreira) é uma faixa de areia extensa e estreita, formada pela ação das ondas paralelamente à costa, estando separada desta por uma pequena laguna. São formadas na maioria dos casos por uma praia voltada para o oceano, uma duna no topo, um raso de barreira e uma antipraia que se articula com o sapal da laguna. Ocorrem geralmente em cadeia, formando conjuntos que podem ir até mais de uma dezena de ilhas que se podem estender por mais de 100 km ao longo da costa.
Os mecanismos de formação são diversos, mas todos eles relacionados com a ação das ondas que depositam as areias e dos ventos que formam as dunas e os rasos de barreira, dando origem a cadeias de ilhas de barreira com configurações muito diferenciadas.
As cadeias de ilhas de barreira existem um pouco por as costas marítimas, formando baías e lagoas de sapal, sendo extremamente importantes em termos ecológicos. Em Portugal destacam-se as ilhas da Ria Formosa, com a Ilha de Faro a ser um excelente exemplo de ilha de barreira.