Quem são os Zaiditas
Zaiditas é a designação dada a uma corrente muito antiga dissidente dos Xiitas. Esta corrente deve o seu nome a Zaide ibne Ali, um dos filhos do quarto imã xiita, Zaine Alabidim, que no ano de 740 se revoltou contra o poder dos omíadas, que ele considerava usurpadores do poder. Apesar de derrotado e posteriormente morto e crucificado, o seu movimento não é completamente sufocado e as suas ideias acabaram por semear a animosidade na população relativamente à dinastia dos califas, sendo considerado como uma das primeiras manifestações da revolução abássida.
No passado os Zaidistas ocupavam importantes partes do Império Sassânida, sobretudo nas regiões em torno do mar Cáspio, mas atualmente apenas têm forte expressão, país onde são maioritários na região norte e onde, desde 2015, são a força política dominante no país.
Características gerais do Zaidismo
Apesar de no campo jurídico o Zaidismo ser muito semelhante às correntes jurídicas sunitas (madhhab), no campo político apresenta diferenças substanciais, sendo muitas vezes considerado como ‘extremista’. De facto, o Zaidismo não exige que os líderes islâmicos tenham de ter obrigatoriamente laços de sangue com Hassânidas ou com os Huceinidas, determinando contudo que o poder seja entregue apenas a quem tenha capacidade para conduzir os muçulmanos contra os usurpadores e opressores.