A Viagem de Chihiro é um filme japonês realizado por Hayo Miyazaki em 2001. Foi o primeiro não falado em inglês a vencer o Óscar de Melhor Filme de Animação.
Enredo de A Viagem de Chihiro
Importância e análise crítica de “A Viagem de Chihiro”
A viagem de Chihiro pode ser interpretado como uma alegoria à auto-descoberta, ao equilíbrio entre a natureza e o ser humano e ao amadurecimento, mas sem a perda da inocência e bondade, do ser humano, num filme muito apreciado pelos críticos, tanto pela história como pela sua arte visual, numa altura em que a animação japonesa (conhecida como anime) ainda não era muito popular na cultura ocidental.
Em 2002, tornou-se no primeiro filme não falado em inglês a vencer o Óscar de Melhor Filme de Animação, feito nunca mais alcançado, e venceu ainda a mesma categoria (na versão inglesa comparada aos Óscares) Os Bafta, onde também foi nomeado para a categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Nos sítios online conhecidos pela sua apreciação crítica a filmes, teve 8.6 em 10 pontos possíveis no IMDB (Internet Movie Database), 96 no Metacritic (este dedicado unicamente à apreciação dos críticos) e 97% no”tomatómetro” do Rotten Tomatoes.
A positiva e marcante reação mundial acabou por ser determinante para a ocidentalização dos filmes de animação japonesa, vulgo conhecidos como animes, embora estes não sejam um género mas sim um meio semelhante/ quase idêntico aos desenhos animados, também conhecidos como filmes de animação. No IMDB, é considerado pelo público votante como o 28º melhor filme de sempre e é o melhor cotado de entre os de animação.
O próprio realizador, Hayo Myiazaki, já anteriormente reconhecido entre apreciadores de cinema principalmente por “Porco Rosso – O Porquinho Voador” (1992) e “A Princesa Mononoke” (1997), ganhou um estatuto de “realizador de culto” e acabou por ver os seus anteriores filmes ainda mais consagrados, bem como os seus posteriores, com particular incidência para “Castelo Andante” (2004) e “As Asas do vento” (2013), ganharem outro estatuto e, inclusive, serem candidatos ao Óscar de Melhor Filme de Animação.
No entanto, vale lembrar que, em a “Viagem de Chihiro”, Myiazaki não trabalhou sozinho, sendo auxiliado por Kirk Wise, realizador de “A Bela e o Monstro” (1991), primeiro filme de animação a ser candidato ao Óscar de Melhor Filme e único até hoje a consegui-lo com apenas cinco candidatos nessa categoria.
References:
Spirited Away, Metacritic. Disponível em: http://www.metacritic.com/movie/spirited-away?ftag=MCD-06-10aaa1c. Consultado a 07/06/2018
Spirited Away, IMDB. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0245429/?ref_=ttawd_awd_tt. Consultado a 07/06/2018
Spirited Away, Rotten Tomatoes. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/spirited_away/. Consultado a 07/06/2018