Tommy Wiseau é um excêntrico realizador, produtor, argumentista e ator, de origem polaca famoso pelo filme “The Room“, considerado o pior filme de sempre.
Origens de Tommy Wiseau
As origens de Tommy Wiseau, tal como a sua vida, são recheadas de mistério. Inicialmente, Tommy Wiseau dizia ter vivido em França, durante muitos anos, mas com a sua infância a ter lugar em San Francisco, California, nos Estados Unidos da América (EUA). Afirmou ter 30 e poucos anos em 2003, sem nunca revelar especificamente a sua idade. Porém, o seu melhor amigo Greg Sestero, que contracenou com ele em “The Room“, escreveu um livro em 2013, apelidado “A Disaster Artist: My Life in The Room, The Greatest Bad Film ever Made” (“Um desastre de Artista: A Minha Vida em «O Quarto», o melhor mau filme alguma vez feito”, em português) em que diz ter tido acesso aos papéis de imigração de Tommy Wiseau e que este terá nascido não em finais dos anos 1960, mas sim na década anterior e que, apesar de se ter mudado para Estrasburgo (França), já adulto, possivelmente terá nascido na Polónia, sendo por isso polaco-americano, uma vez que já se terá naturalizado norte-americano.
Educação e trabalho antes do cinema
Consta-se que terão sido gastos 6 milhões de dólares na produção e marketing do filme “The Room” (“O Quarto”, em português), dinheiro que Wiseau terá ganho como empresário e com negócios imobiliários na região de Los Angeles e São Francisco, embora não haja certeza absoluta acerca dos seus ganhos. Nesse mesmo tempo, o polaco-americano terá tirado uma licenciatura em psicologia na Universidade de Laney (Laney Community College), em Oakland, nos EUA.
Filme “The Room“
Supostamente baseado num livro com cerca de 500 páginas, escrito e finalizado em 2001 por Tommy Wiseau, e cuja frustração por nenhuma editora o ter publicado, terá levado o autor a decidir produzir, realizar e estrelar o próprio filme, “The Room” lançado sem grande êxito em 2003, mas que mais tarde viria a ser considerado um filme de “cult“.
O argumento, cheio de incongruências, bem como alguns erros de atuação, principalmente por parte de Wiseau, fazem de “The Room” um dos piores, senão o pior, filme de sempre, segundo os críticos.
Além disso, as histórias rocambolescas em redor do filme: erros de fala de Wiseau, cenas sem nexo e a sua relação com atores e membros do staff, bem como os misteriosos 6 milhões de dólares gastos na produção tornaram todo o contexto em torno do filme ainda mais atrativo, sendo que hoje em dia há vários memes, gifs, piadas e paródias em relação a “The Room“, naquilo que deveria ter sido um drama tremendamente fracassado, possivelmente baseado na história pessoal do próprio Tommy Wiseau mas que, na realidade, devido à sua falta de qualidade, tornou-se, posteriormente, num filme de culto, tal como os antigos Westerns de Série B.
Restante carreira
Depois de “The Room“, em 2003, o ator realizou um documentário no ano seguinte apelidado “Homeless in America” (Sem tradução para o português, mas que até teve algum sucesso na crítica). Até 2009, sofreu uma estagnação até começar a aparecer em filmes de série B, como convidado para fazer Cameos (pequenas participações) e estrelar filmes de fraca qualidade, como: “Cold Moon” (2016), “Samurai Cop 2: Deadly Vengeance” (2015), tendo realizado, em 2010, “The House That Drips Blood from Alex” e participado numa cena pós-créditos do filme “A Disaster Artist” (“Um Desastre de Artista”, em português), realizado e interpretado por James Franco em 2017, baseado na vida de Tommy Wiseau durante o filme “The Room“, segundo a interpretação de Greg Sestero e do seu já citado livro, “A Disaster Artist: My Life in The Room, The Greatest Bad Film ever Made”.
Em 2017, participou no volume 1 do filme “Best F(r)iends”, sendo, juntamente com Greg Sestero, um dos personagens principais e cujo volume dois é lançado a 1 de junho de 2018.
Influências
Tommy Wiseau admite ter tido influências cinematográficas e literárias em nomes como James Dean, sendo que Greg Sestero confirma que este visitava regularmente o restaurante de um antigo conhecido do falecido ator, Marlon Brando, Alfred Hitchcok, Orson Welles, Tennessee Williams e Elisabeth Taylor.
References:
Tommy Wiseau, Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Tommy_Wiseau . Consultado a: 05/06/2018
The Room, Knoow.Net. Disponível em: https://knoow.net/arteseletras/literatura/the-room/ Consutado a: 05/06/2018
Tommy Wiseau, IMDB. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm1382072/?ref_=tt_ov_st_sm . Consultado a: 05/06/208