Arte abstracta

Arte abstracta, é um movimento das artes plásticas, é uma forma de expressão artística que dispensa toda a figuração e propõe uma nova realidade diferente da natural. Tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real, na arte abstracta a representação das imagens se distancia da realidade e se expressam através do abstracto.

Arte abstracta é geralmente entendida como um tipo de arte que não reproduz ou representa os objectos do mundo na sua forma objectiva e natural, mas sim utiliza formas e cores para representá-los de maneira subjectiva, simbólica, tácita ou como alguns costumam dizer “não-representacional”.

Nas obras deste período a forma e a representação da realidade são menos importantes do que a capacidade da obra permitir interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções.

No início do século 20, a palavra abstracto foi frequentemente utilizada para descrever formas de arte, tais como “O cubismo”,“O Futurismo” e posteriormente o “cubo-futurismo“. Artes estas, que representam o mundo natural, mediante a captura de certas qualidades imutável intrínsecas do mundo natural, em vez de imitar a sua aparência externa.

Os padrões da arte abstracta têm no entanto, uma história antiga, que remonta a decoração em têxteis, cerâmica entre outros materiais. No entanto, a ideia de que o arranjo das formas e cores não deveria ser simplesmente entendida como desenho, mas sim como belas artes, data do século XIX, quando a presença da fotografia começou a deixar obsoleta a função ilustrativa das artes visuais.

A Arte Abstracta tinha o objectivo de encontrar uma nova forma de expressão plástica, distanciada das formas figurativas ou da representação da natureza. Caracterizando-se pela decomposição da figura, simplificação da forma, novo uso das cores e descarte da perspectiva ou técnicas de modelagem.

A origem do abstraccionismo está intimamente relacionada com as vanguardas artísticas europeias do século XX, na medida que representam movimentos de ruptura artística, sobretudo, com os moldes renascentistas, tradicionalistas e academistas, pautados no modelo da arte greco-romana, donde o conceito de “belo” é a sua principal característica.

Por outro lado, o abstraccionismo, caracterizado pela “não representação”, buscou apresentar um novo estilo de arte, totalmente contra o modelo até então conhecido. É possível dizer que a origem do Abstraccionismo remonta alguns movimentos como o Suprematismo, o Construtivismo, o Neoplasticismo e o Expressionismo Abstracto, muito embora os artistas desses movimentos fizessem abstracções, eles evitavam falar em abstraccionismo, tendo percebido que soaria impróprio para a época.

A arte abstracta surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento da Arte Moderna. O precursor da arte abstracta foi o artista russo Kandinsky, através das suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstraccionista. Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstracta do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.

Na arte abstracta, os artistas trabalharam e exploraram muitos conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Na arte abstracta, uma mesma obra de arte deveria ser vista, sentida e interpretada de múltiplas formas, dependendo de quem as visse.

Com uma mistura de influências do movimento cubista, expressionista e futurista, a arte abstracta, também ficou conhecido como abstraccionismo, arte “não representacional”, abstracção geométrica ou arte “não representacional”. A arte abstracta, se pode dividir em dois tipos diferentes, também chamados de vertentes: abstraccionismo geométrico e abstraccionismo informal.

  • A arte abstracta geométrica teve uma grande influência do movimento cubista e do futurista, com o uso de formas geométricas e com uma características mais racional e dura nas representações. As linhas e as cores são usadas para representar e formar figuras geométricas.
  • A arte abstracta informal, também conhecido como abstraccionismo lírico, ou expressivo, é influenciado pelo movimento expressionista e inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma “necessidade interior”. A arte produzida nessa vertente tem como características a presença de elementos mais sentimentais, além de mais liberdade na forma de expressão artística. Na arte abstracta informal, ao contrário do que acontece na geométrica, as cores e as formas usadas representam o universo interno de emoções, sentimentos ou sensações.

Além dessa vertente mais geométrica da Arte Abstracta, outra vertente também foi significativa nesse cenário, foi o Expressionismo Abstracto, também conhecido como Action Painting, caracterizado pela busca no inconsciente de símbolos de valor universal. Este foi o primeiro movimento que se originou nos Estados Unidos e ganhou reconhecimento internacional. Jackson Pollock tornou-se conhecido pela sua forma de pintura singular, lançando ou salpicando de forma dramática a tinta sobre a tela.

386 Visualizações 1 Total

References:

CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001

LITTLE, Stephen. …ismos: para entender a arte. Brasil, Ed. Globo, 2011

MICHELI, Mario de. As vanguardas artísticas. Martins Fontes, São Paulo, 2004

MILNER, John. Kazimir Malevich and the Art of Geometry. Yale University Press, 1996

PRECKLER, Ana María. Historia del arte universal de los siglos XIX y XX, Volumen 2. Editorial Complutense, 2003

SCHAPIRO, Meyer. A Pintura Abstrata Recente. A arte moderna: séculos XIX e XX. Edusp. São Paulo, 1996

SCORTEGAGNA, Paulo Ernesto. Apostila de História da Arte III – Arte Moderna, Contemporânea e Pós-Moderna. Ijuí. Net Copy, 2009

386 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.