Conceito de Contabilidade Geral
A contabilidade geral (também designada por contabilidade financeira ou ainda contabilidade externa) é um dos ramos da contabilidade e diz respeito ao registo e comunicação de informações de âmbito económico e financeiro de uma determinada entidade às pessoas e entidades externas com interesses nela própria, tais como os proprietários e investidores, credores, autoridades reguladoras e fiscais e público em geral. O principal objectivo da contabilidade geral é o de fornecer informação sumária para o exterior sobre a posição financeira da entidade e sobre a formação dos seus resultados económicos.
Os principais mapas produzidos pela contabilidade geral são o Balanço, a Demonstração de Resultados, a Demonstração de Fluxos de Caixa, e a Demonstração de Alterações da Situação Líquida. A partir destes mapas é possível calcular diversos tipos de indicadores económicos e financeiros, e assim fazer uma avaliação da posição financeira da entidade em causa.
Para que seja possível a interpretação dos dados e a sua comparação com outras entidades, as autoridades de cada país definiram um conjunto de regras de relato a que todas as entidades estão sujeitas. Na generalidade dos chamados ‘países desenvolvidos’ as regras estabelecidas baseiam-se nas Normas Internacionais de Contabilidade (IAS – International Accounting Standard), possibilitando assim também a comparação das entidades a nível internacional. No caso de Portugal, as ditas regras são estabelecidas através do SNC, o qual transpõe para Portugal as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) aprovadas pela União Europeia.