Conceito de Conhecimento Empírico
Conhecimento empírico pode ser definido como todo o conhecimento que é adquirido pela simples vivência do dia a dia, através de experiências que vividas ou assistidas, e que dá origem ao que geralmente se define como o senso comum. É, portanto, um tipo de conhecimento que dispensa a comprovação científica sendo, por isso, geralmente considerado como superficial, acrítico, subjectivo e condicionado pelos sentimentos e pela personalidade de cada um. Apesar disso, este tipo de conhecimento é muitas vezes o ponto de partida para o método científico e, noutras vezes, é a própria forma de validação das experiências científicas.
Uma distinção importante entre o conhecimento científico e o conhecimento empírico é o facto de que, apesar deste último permitir saber que determinada ocorrência leva a uma consequência, apenas o primeiro permite conhecer os mecanismos que mediaram entre a ocorrência inicial e a consequência final. Por exemplo, não é necessário o conhecimento científico para saber que quando um objeto é largado a determinada altura, ele cai até encontrar um obstáculo que o detenha a sua queda, mas já é necessário para compreender a teoria da gravitação para conhecer as razões que levam a essa queda.
Além do desconhecimento das razões de determinadas consequências, conhecimento empírico tem outras limitações decorrentes diretamente das limitações da simples observação – por exemplo, durante muitos séculos pensou-se que a Terra era o centro do Universo, pois era isso que a simples observação do movimento do Sol e dos restantes astros parecia demonstrar. Foi necessário um conhecimento científico e observações mais pormenorizadas primeiro para demonstrar que afinal o centro era o Sol, e depois para demonstrar que nem sequer existia um centro para o Universo.