Pronome

O que é um Pronome

Os pronomes são uma classe de palavras gramaticais de tipologia variável que na gramática da Língua Portuguesa servem para substituir, modificar ou mesmo retomar substantivos ou nomes variados ou frases que derivam deles e têm diferentes classificações que são enumeradas abaixo.

Os pronomes são uma classe gramatical de palavras de carácter e tipologia classificada como variável à semelhança das classes de palavras como por exemplo os substantivos ou os nomes, os adjetivos, os numerais, os artigos e os verbos. Existem ainda outras classes gramaticais que são classificadas como invariáveis tais como os advérbios, as conjunções, as interjeições, as adposições (a preposição, a posposição e a circumposição) e ainda as fusões de classes que são a combinação, a contração e a crase. Os pronomes são uma classe de palavras da gramática da Língua Portuguesa que têm como função principal a de substituir, modificar ou ainda retomar substantivos ou nomes variados ou frases que sejam uma variação deles mesmos. Os pronomes podem ser usados em várias situações e contextos e o seu emprego depende sempre da natureza gramatical ou semântica do substantivo que está a ser representado, da função gramatical e das palavras que lhe são próximas. Geralmente associam-se os pronomes e as entidades que eles representam e são definidas através do contexto em que está inserido e pode, por isso mesmo, mudar ao longo do discurso. Os pronomes surgem em vez do substantivo ou do nome e têm várias classificações e tipologias. Alguns exemplos de pronomes são as palavras “eu”, “lhe”, “que”, “cujo” e “isto”. Os pronomes podem ainda adquirir uma função de substantivo (sujeito, objeto e complemento), uma função de adjetivo (como modificadores de substantivos) e ainda uma forma de advérbios (como modificadores de verbos e adjetivos). A utilização dos pronomes depende ainda do número (singular ou plural) do substantivo que lhe é respetivo e sobre o qual está a ser representado e por vezes o género (masculino ou feminino) assim como depende ainda da sua pessoa verbal sendo que pode ser na primeira pessoa, na segunda pessoa ou na terceira pessoa do singular ou do plural, do masculino ou do feminino e depende ainda da sua função gramatical.

A classe dos pronomes está dividida em várias sub classes por assim dizer. Essas mesmas classes são tradicionalmente divididas, na gramática da Língua Portuguesa, em seis categorias: os pronomes pessoais, os pronomes possessivos, os pronomes demonstrativos, os pronomes indefinidos, os pronomes interrogativos e ainda a sub classe dos pronomes relativos.

Classificação dos pronomes

Os pronomes podem ser classificados como sendo pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes indefinidos, pronomes interrogativos e ainda pronomes relativos.

  • Pronomes Pessoais:

Os pronomes pessoais são aqueles pronomes que servem para indicar as pessoas do discurso como sendo elas os índices do sujeito ou dos objetos de uma dita sentença. Na gramática da Língua Portuguesa os pronomes pessoais são os seguintes:

Sujeito (nominativo): eu, nós, a gente, tu, você, vós, vocês, ele, eles, ela, elas

Objeto direto (acusativo): me, nos, te, você, vos, vocês, se, o, os, a, as

Objeto indireto (dativo): me, a, mim, para mim, nos, a, nós, para nós, à gente, para a gente, te, lhe, para ti, para si, vos, para vocês, lhe, a ele, para ele, lhes, a eles, para eles, lhe, a ela, para ela, lhes, a elas, para elas

Comitativo: comigo, connosco, contigo, consigo, convosco, com ele, com eles, com ela, com elas

  • Pronomes Possessivos:

Os pronomes possessivos são aqueles pronomes que se referem às três pessoas do discurso e em que lhes é atribuída a posse de alguma coisa. Os pronomes possessivos podem flexionar-se em género e em número sendo sempre em concordância com a “coisa” que se possui e em pessoa concordando com o seu possuidor. Na gramática da Língua Portuguesa os pronomes possessivos são os seguintes:

Singular: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas

Plural: nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas

  • Pronomes Demonstrativos:

Os pronomes demonstrativos são aqueles que se referem à posição de um determinado elemento ou objeto em relação à pessoa do discurso no tempo, no espaço e no discurso. Na gramática da Língua Portuguesa os pronomes demonstrativos são os seguintes:

Este, esta, estes, estas, isto, esse, essa, esses, essas, isso, aquele aquela, aqueles, aquelas, aquilo.

  • Pronomes Indefinidos:

Os pronomes indefinidos são aqueles pronomes que se referem à pessoa da frase em quantidade indeterminada. São eles: tudo, todo, toda, todos, todas, algo, alguém, algum, alguma, alguns, algumas, um, uma, uns, umas, nada, ninguém, nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas, certo, certa, certos, certas, qualquer, quaisquer, o mesmo, a mesma, outrem, outro, cada, vários, várias.

  • Pronomes Relativos:

Os pronomes relativos são aqueles pronomes que dizem respeito a algo que já foi referido anteriormente e que está a apontar para algo anterior. Exemplos deste tipo e pronome são os seguintes: qual, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, que, quanto, quantas, onde…

  • Pronomes Interrogativos:

Os pronomes interrogativos são aqueles pronomes que servem para introduzir as frases interrogativas, tais como: que, quem, qual, quanto, quanta, quantos, quantas.

919 Visualizações 1 Total
919 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.