Godzilla é um monstro fictício de proporções gigantescas, cuja origem é japonesa. Ele apareceu pela primeira vez em um filme de terror e de ficção científica. A película que lançou o icônico monstro foi lançada em 1954, com o nome de Gojira. Ela é pertencente ao subgênero de filmes japoneses kaiju, que se encontra dentro do gênero tokusatsu.
O monstro Godzilla tem entre 50 e 108 metros de altura. É algo semelhante a um dinossauro, cuja origem é aquática. Ele possui placas nas costas, como se fossem uma defesa a mais, apesar de ele ser praticamente indestrutível. A criatura ainda cospe fogo pela boca ou, como dito em alguns de seus filmes, uma espécie de raio atômico.
Até o presente momento, a Toho Film Company Ltd distribuiu trinta filmes de Godzilla. Até 2004, a técnica utilizada para representar o monstro na tela foi a suitmation, em que um ator veste uma fantasia. Os filmes mais recentes, no entanto, já utilizam tecnologia CGI.
Quatro filmes japoneses receberam adaptações estadunidenses. Todas elas foram muito modificadas em relação às versões originais. Houve alterações no enredo, além de cenas excluídas e outras que não existiam acrescentadas.
Uma das mais famosas é a realizada em 1998, pela TriStar Pictures, em que Godzilla foi situado em Nova York. O monstro foi completamente redesenhado em relação à versão japonesa. A Toho Film Company Ltd não gostou dessa versão e renomeou o filme em território japonês apenas para Zilla.
Houve mais uma versão de Godzilla realizada por Hollywood, por uma parceria entre a Warner Bros. e a Legendary Pictures. Esse filme foi aclamado pelo público, tendo atingido um relativo sucesso de bilheteria. Foi suficiente para garantir duas sequências. No ano de 2019 vai chegar aos cinemas Godzilla: o rei dos monstros. Já em 2020, deve estrear Godzilla vs. Kong, um crossover entre o dinossauro gigante e King Kong.
Origem do monstro Godzilla
Dentro do mundo ficcional no qual está inserido, Godzilla foi criado por uma explosão nuclear, e sua força e a destruição que causa são claras referências às bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Ao longo das histórias em que aparece, Godzilla ora assume a função de vilão, ora a de um herói. Muitas vezes salva a cidade de Tóquio e outras localidades de outros daikaiju e de alienígenas.
Nos filmes, Godzilla é representado das mais variadas formas, mas quase todas têm elementos em comum. É sempre um dinossauro gigante, com escamas cinzentas, um rabo enorme e placas nas costas que ninguém sabe dizer o que são. A origem exata do monstro varia de película para película. Seus criadores afirmam que ele é pré-histórico e que os eventos atômicos ocorridos no Japão seriam a explicação para seu tamanho e seus poderes.
Godzilla foi inspirado em répteis e dinossauros. Seu corpo é de tiranossauro, a cauda é de um crocodiliano, os braços pertencem a um iguanodonte e as placas nas costas são de um estegossauro. O nome Godzilla vem de gorira, gorila em japonês, e kujira, baleia na mesma língua. Isso porque no início de seu desenvolvimento, foi descrito como o cruzamento entre um gorila e uma baleia.
O monstro é considerado um dos maiores símbolos do Japão. Ele se tornou ao longo dos anos um ícone da cultura pop, tendo feito aparições especiais e recebido homenagens de outras produções, fílmicas ou não.