Super Mario é um jogo eletrônico criado, desenvolvido e comercializado pela japonesa Nintendo no ano de 1985. Ele é considerado um clássico dos consoles, tendo sido um dos pioneiros dentre os jogos de plataforma no uso de rolagem lateral. Super Mario é considerado o jogo mais vendido da história, com mais de 40 milhões de cópias comercializadas desde seu lançamento.
Esse jogo foi o grande responsável pelo sucesso inicial do NES, console da Nintendo chamado no Japão de Famicom. Com a evolução do NES para Super NES, Super Mario chegou ao novo console em 1993. Apresentava gráficos melhorados e agora vinha com a opção de salvar o progresso no jogo.
O protagonista da série de jogos Super Mario é o próprio Mario, um encanador. O jogador deve passar pelo Reino dos Cogumelo, à procura da Princesa Peach, que foi aprisionada pelo antagonista máximo do jogo, o vilão Bowser.
A origem de Super Mario
A origem da personagem Mario é bastante interessante. A Nintendo estava desenvolvendo um jogo de Popeye, em 1981, mas logo depois de escrito o roteiro, a companhia perdeu os direitos de Popeye. O designer Shigeru Miyamoto foi convidado, então, a criar um jogo baseado em suas próprias ideias.
Miyamoto criou, portanto, Donkey Kong, um jogo cujo protagonista se chamava Jumpman. Ele tentava resgatar sua namorada Pauline de um gorila chamado Donkey Kong. Posteriormente, algum funcionário da Nintendo percebeu que Jumpman era muito semelhante a Mario Segale, o senhorio italiano do escritório nova-iorquino da Nintendo.
A partir disso, Jumpman passou a se chamar Mario. O segundo jogo de Miyamoto se chamou Donkey Kong Jr., em que Mario aparece pela primeira vez. Esse, inclusive, foi o único jogo em que essa personagem aparece caracterizada como vilã. Em um primeiro momento, Mario era carpinteiro. Somente depois foi transformado em um herói encanador.
Na época em que Mario foi criado, a tecnologia de design era muito inferior à atual. Miyamoto confessou em uma entrevista que achava particularmente difícil desenhar cabelos, além de, naquele momento, não ser fácil conceber sprites de animação para o cabelo da personagem. A quantidade limitada de pixels destinada a Mario exigiu que seus desenvolvedores fizessem algumas adaptações.
Por isso, inicialmente, Mario apresenta um grande nariz e um vasto bigode, já que os recursos da época não eram suficientes para fazer sua boca se mexer enquanto falava. Assim, o nariz e o bigode escondiam sua boca. Conforme novos jogos foram sendo desenvolvidos, com tecnologia mais avançada, a aparência do encanador italiano foi gradualmente melhorada.
O uniforme característico de Mario também foi uma escolha baseada na ausência de recursos. Para que se pudesse ver os movimentos dos braços da personagem, eles precisavam ter uma cor diferente do resto do corpo. A alternativa escolhida pelos desenvolvedores foi dar uma camiseta vermelha e um macacão azul à personagem.
Inicialmente, Mario não possuía muitos poderes e habilidades. Baseando-se em seu conceito original, em que era conhecido como Jumpman, sua maior habilidade era saltar de grandes distâncias e alturas, além de pular na cabeça dos inimigos. Após o jogo Mário 64, ele ganha a capacidade de dar socos e chutes e de esmagar inimigos se jogando com força no chão.
Os itens coletados pela personagem ao longo das fases também lhe dão poderes. Ele pode crescer ao comer cogumelos vermelhos e pode soltar bolas de fogo após comer flores mágicas. Mario ganha a habilidade de voar ou planar após obter uma pena. Ele ganha em jogos posteriores, ainda, a companhia do dinossauro Yoshi, que o auxilia a derrotar seus inimigos.
Desde seu lançamento, Mario se tornou um fenômeno no mundo dos jogos eletrônicos. São dezenas de jogos lançados pela Nintendo protagonizados pelo encanador italiano, além de ele aparecer em outros jogos da companhia como personagem especial.