Umbanda é uma religião brasileira, com elementos pertencentes a religiões africanas e a religiões cristãs. Ela é bastante recente, uma vez que possui pouco mais que um século, já que foi formada no início do século XX. Surgiu no sudeste brasileiro, a partir de uma síntese entre movimentos religiosos, tais como candomblé, espiritismo e catolicismo.
No Brasil, o Rio Grande do Sul desponta como o Estado com maior número de seguidores ou praticantes da umbanda. Estima-se que dos dez primeiros municípios brasileiros com maior número de umbandistas, todos são gaúchos. Esses números são interessantes, uma vez que coloca o Rio Grande do Sul à frente da Bahia em número de praticantes da Umbanda.
O dia 15 de novembro é considerado a data oficial do surgimento da umbanda. Essa data foi oficializada no Brasil no dia 18 de maio de 2012. Em 2016, após um decreto, essa religião foi declarada como patrimônio imaterial da humanidade.
A etimologia da palavra umbanda é controversa. Umbanda ou embanda vêm da língua quimbunda, de Angola, e têm como significado “magia” ou “arte de curar”. Outra possível origem para a palavra seria de um mantra pertencente à língua adâmica. Nesse sentido, o significado é “conjunto das leis divinas” ou “deus ao nosso lado”.
Após 1941, quando foi realizado um congresso a respeito da religião umbanda, determinou-se que a origem do nome vinha das palavras aum e bhanda, do sânscrito, termos entendidos como “princípio divino, luz radiante, fonte da vida eterna, evolução constante”.
Umbanda e a sua criação
A história da criação da umbanda é envolta em fatos e lendas. Acredita-se que em 15 de novembro de 1908, um homem chamado Zélio Fernandino de Morais começou a ter comportamentos estranhos que assustaram sua família. Ora o jovem se portava como um felino, ora como um homem velho que falava coisas sem sentido.
O jovem Zélio foi levado a um médico, mas o profissional recomendou que a família procurasse ajuda religiosa. Zélio, então, foi levado a um centro espírita, e no dia 15 de novembro de 1908 sentou-se à mesa de uma sessão na Federação Espírita de Niterói.
Zélio teria incorporado um espírito, se levantado no meio da sessão e ido a um jardim buscar uma flor, que colocou em cima da mesa. Depois disso teria recebido em seu corpo espíritos de índios e de negros escravos. O responsável pela sessão teria recomendado que os espíritos se ausentassem, pois seriam muito atrasados para estarem ali.
Zélio teria questionado a decisão, perguntando por que não ouviam as mensagens dos espíritos, se isso era por suas origens sociais e as cores de suas peles. Ainda incorporado, o jovem anunciou que seu nome era Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ele era o resto de uma existência anterior. Teria sido um padre italiano, Gabriel Malagrida, queimado pela Inquisição em Lisboa, acusado de bruxaria, em 1761. Contudo, em sua última existência, foi um caboclo brasileiro.
Antes de o espírito abandonar o corpo de Zélio, anunciou que no dia seguinte estaria na casa do jovem, onde fundaria uma religião dedicada aos humildes. No dia seguinte, na residência da família de Zélio, foi fundado primeiro terreiro de umbanda do Brasil, conhecido como Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.
Originalmente, o Caboclo das Sete Encruzilhadas denominou a nova religião como Allabanda, e ela seria baseada no Evangelho de Jesus Cristo. Até de 1975, ano da morte de Zélio Fernandino de Morais, já havia mais de dez mil terreiros de umbanda em todo território brasileiro. Em 1939 foi criada União Espírita de Umbanda do Brasil.
Em termos de crença, apesar de haver dissidências e vertentes dentro da umbanda, seus principais conceitos são:
- Existência de um único deus, chamado Olorum ou Olodumare.
- Crença em divindades chamadas de Orixás.
- Crença em guias espirituais.
- Crença na imortalidade da alma, no carma e na reencarnação.
- Lei de causa e efeito.
Os principais rituais são:
- Giras.
- Bater cabeça.
- Defumação.
- Passe.
- Pontos riscados.
- Pontos cantados.
- Oferendas.
- Descarrego.
- Batismo.
Principais entidades:
- Caboclos.
- Pretos Velhos.
- Exus.
- Pombas Giras.
- Crianças.
References:
https://www.britannica.com/topic/Umbanda