O que são Substantivos
Os substantivos ou nomes são uma classe de palavras da Língua Portuguesa e da gramática da Língua Portuguesa que são palavras variáveis que são utilizadas para nomear os seres em geral ou para designar esses mesmos seres sejam eles seres vivos ou seres não vivos, pessoas, animais, coisas e etc.
Um substantivo ou um nome é uma classe de palavras que pertence à gramática da Língua Portuguesa, a língua materna de Portugal e que é uma classe de palavras variável, através da qual se designam ou se nomeiam os seres vivos ou não vivos em geral sejam esses seres pessoas, animais, coisas ou objetos em geral. O substantivo ou nome é o elemento (palavra) que serve de núcleo do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto e ainda do agente da passiva, no que toca a funções sintáticas das frases. Ou seja, qualquer palavra de uma outra classe ou sub classe de palavras que desempenhe as funções acima indicadas será sempre um substantivo ou um nome. Na gramática da Língua Portuguesa, um nome ou um substantivo pode flexionar em género, em número e também em grau. Os substantivos e os nomes, noutros idiomas, podem ter outro tipo de flexão como é o caso da flexão gramatical.
Processos de substantivação de palavras
A substantivação de palavras acontece quando são atribuídas as funções de substantivo a uma outra palavra que pode ser de outra sub classe de palavras tais como um verbo, um adjetivo, um numeral ou mesmo um advérbio. São exemplos de substantivação:
“A forma de cantar dele encanta-me” (o verbo «cantar» foi substantivado)
“Era um vermelho muito bonito” (o adjetivo foi substantivado)
“Centenas de pessoas foram roubadas” (o numeral «Centenas» foi substantivado)
“Ele disse um não de forma muito ríspida” (o advérbio «não» foi substantivado)
Qualquer palavra se transforma num substantivo quando toma o lugar de um substantivo ou quando é precedida por um artigo, no entanto há palavras que não são substantivadas pois já são substantivos por si só tais como «beleza», como «pureza», como «habilidade», como «honestidade» entre outras palavras. Por norma, as regras de substantivação dizem que todas as palavras são substantivos e não ser que a palavra já seja por si só um substantivo, como acima referido. Outro exemplo de substantivação é por exemplo trocar a palavra «almoço» por «comida», que é um substantivo: «A comida estava muito boa».
Substantivos e a sua classificação
Os substantivos podem ser classificados segundo várias categorias entre as quais podem ser «substantivos ou nome comuns», «substantivos e nomes próprios», «substantivos e nomes concretos», «substantivos e nomes abstratos», «substantivos coletivos», «substantivos primitivos e substantivos derivados», «substantivos simples e substantivos compostos».
- Substantivos comuns e substantivos próprios: os substantivos ou nomes comuns são aqueles que dão nome a uma dada espécie tais como: «pessoa», «rio», «planeta», «cidade» entre outros…Os substantivos ou nomes próprios são aqueles que designam um indivíduo dessa mesma espécie como por exemplo: «João», «Amazonas», «Marte», «Terra», entre outros.
- Substantivos concretos e substantivos abstratos: são os substantivos que dão designação seres reais ou imaginários tais como «homem», «cão», «árvore», «Brasil», «caneta», entre outros…Os substantivos abstratos são aqueles que dependem de outros seres para existirem tais como estados de espírito, as ações, as qualidades, e etc…Como por exemplo «beleza», «colheita», «doença», «bondade» ou «juventude».
- Substantivos coletivos: são os substantivos comuns que quando estão no singular servem para designar um dado conjunto de coisas ou seres da mesma espécie. Os substantivos coletivos destacam-se por tratarem um único ser num conjunto, ou seja, numa pluralidade. São exemplos de substantivos coletivos: «elenco», que representa um conjunto de atores, «matilha», que representa um conjunto de cães de caça, «cardume», que representa um conjunto de peixes, «rebanho», que representa um conjunto de ovelhas…entre outros.
- Substantivos primitivos e derivados: os substantivos primitivos são todos aqueles nomes ou substantivos que não derivam de outras palavras, como por exemplo «casa», «árvore» e «filha». Os substantivos ou nomes derivados são aqueles que surgem de outras palavras tais como «guerreiro» que é derivado de «guerra» ou seja, é formado por «guerra» +«eiro» da mesma forma que «ferreiro», que é derivado de «ferro» e que se forma da mesma maneira.
- Substantivos simples e substantivos compostos: são substantivos simples aqueles que são constituídos o um só radical como é o caso de «casa» e de «casarão». São substantivos compostos aqueles que são formados através da união de dois ou de mais radicais tais como «boca-de-sapo», «couve-flor» ou «passatempo».
Substantivos e a sua flexão
Os substantivos podem flexionar genericamente entre género masculino, feminino ou outros géneros. Além dessa flexão, os substantivos flexionam ainda numericamente através do singular, do plural e dualmente, que indica dois seres. A flexão dos substantivos também acontece de forma gradual, ou seja, através dos graus dos substantivos que são o grau normal, o grau aumentativo e o grau diminutivo.