O Ultimate Fighting Championship (UFC) é uma organização de Artes Marciais Mistas (MMA) que produz eventos e competições em todo o mundo, estando sedeada nos EUA.
O UFC foi fundado em 1993 e o primeiro evento decorreu em Denver, Colorado, nos EUA. Atualmente o UFC tem cerca de 562 lutadores. Numa competição os lutadores enfrentam-se num ringue de oito cantos com três assaltos de cinco minutos. No caso de serem decisões pelo título ou lutas principais, as lutas têm cinco assaltos de cinco minutos.
História
Art Davie propôs a Rorion Gracie, praticante de artes marciais brasileiro, e John Milius, realizador norte-americano, um torneio com oito competidores de artes marciais diferentes denominado “War of the Worlds” que teria como objetivo determinar a melhor arte marcial. Milius concordou em ser o diretor criativo do evento e Davie fez o plano de negócios, criando a WOW Promotions. Em 1993 a empresa teve como parceira a SEG, uma produtora de pay-per-view, na contratação do diretor de arte de vídeos e filmes Jason Cusson, que deu o nome de The Ultimate Fighting Championship ao evento.
O UFC 1 aconteceu a 12 de novembro de 1993 na McNichols Sports Arena, em Denver, no Colorado. O evento foi um sucesso e, apesar de inicialmente os produtores terem a intenção de este ser apenas um espetáculo único, acabaram por aceitar o seu sucesso e ir fazendo eventos sucessivos, transformando o UFC num desporto.
Inicialmente, o UFC não tinha regras definidas, não tinha classes de peso e frequentemente os lutadores enfrentaram oponentes mais altos e mais pesados. Apesar de ter uma apologia de “não regras”, o UFC acabou por adotar algumas no início dos anos 90, nomeadamente a abolição de cortes e dedos nos olhos e a repressão de movimentos como puxar o cabelo, cabeçadas e ataques na zona genital.
A 16 de novembro de 2012, na véspera do UFC 154, Dana White, presidente do UFC, confirmou que no ano seguinte existiria uma categoria destinada a MMA feminino. Dana comunicou ainda que Ronda Rousey seria a primeira lutadora a assinar pelo UFC.
Divisões de Peso
O UFC divide-se de acordo com nove categorias de pesos:
- Straweight – até 52,5 kg (Feminino)
- Flyweight – até 56,7 kg (Masculino e Feminino)
- Batamweight – até 61,2 kg (Masculino e Feminino)
- Featherweight – até 65,8 kg (Masculino e Feminino)
- Lightweight – até 70,3 kg (Masculino)
- Welterweight – até 77,1 kg (Masculino)
- Middleweight – até 83,9 kg (Masculino)
- Light Heavyweight – até 93 kg (Masculino)
- Heavyweight – até 120,2 kg (Masculino)
Resultados das Lutas
Uma luta é vencida através de:
- Desclassificação – quando um dos lutadores aplica de forma intencional um golpe ilegal (cabeçadas ou golpes na região genital) ou realiza movimentos proibidos (segurar grades prolongadamente)
- Finalização/Submissão – quando um lutador demonstra clara desistência através de batidas no chão do ringue ou verbalmente
- Nocaute – quando um lutador recebe um golpe letal e fica inconsciente
- Nocaute técnico – inclui decisões médicas, interrupções do árbitro, lesões, desistências ou decisão do júri/decisão por pontos