Localizado igualmente como outros fóruns romanos, o forum romano de Alcácer do Sal, encontra-se numa zona estratégica junto ao castelo (actualmente com a função de Pousada) da mesma localidade.
Este forum foi descoberto no ano de 1983, sendo identificáveis como “Forum Romano de Salacia Urbs Imperatoria”.
Acredita-se que estas ruínas têm origem na Idade do ferro e foram passando por diversos períodos e modificações, desde o período romano e o período de ocupação muçulmana, como são prova disso as ruínas habitacionais, as condutas de água e fossas encontradas num nível mais superior ao Forum, assim como estruturas de armazenamento de alimentos.
Relativamente à sua construção, o Forum Romano de Alcácer do Sal, apresenta uma estrutura amuralhada construída em pedra na totalidade e é constituída ainda por uma sala de forma rectangular construída com lajes de mármore acinzentado. Assim sendo, o mesmo era constituído por uma parte edificada e por uma pequena praça onde viria a ser erguida uma Igreja Visigótica e mais tarde a actual igreja de Santa Maria, mostrando deste modo o estilo urbano de Salacia.
Ainda no período Islâmico foi construída por cima do forum romano um bairro islâmico que se crê ter sido construído entre o século IX e X.
A nível da delimitação acredita-se que o mesmo se alargava até à actual igreja de Santa Maria, e onde se encontra esta igreja estava localizado outro forum de dimensões mais reduzidas e chamado de “Forum Provincial”.
No que concerne ao culto praticado neste local, o mesmo servia de culto imperial ao imperador Cláudio, visto se ter encontrado no local uma escultura com o retrato do mesmo. Escultura esta que actualmente poderá ser visitada na Cripta arqueológica de Alcácer do Sal, aberta ao público desde o ano de 2008.
Relativamente ao espólio arqueológico encontrado no local destacam-se alguns frisos de molduras em mármore, estátuas, assim como pequenos pedaços de outras estátuas e alguns fragmentos de inscrições.