Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal

A cripta arqueológica do castelo de alcácer do sal está localizada no piso inferior da agora Pousada D. Afonso II, na localidade de Alcácer do Sal, podendo ser visitada pelo público em geral.

Esta estrutura arqueológica, inaugurada no ano de 2008, foi descoberta em meado dos anos 90 do século passado, aquando da recuperação das ruínas do antigo castelo para dar origem a uma unidade de alojamento, a Pousada de D. Afonso II.

Foi através do então vereador e arqueólogo João Carlos Faria, que se deu esta descoberta que mostram agora mais de 26 séculos de história que vai desde a Idade do Ferro, passando pelo período de ocupação romana e pela ocupação islâmica deste castelo, que ainda abrange uma grande área territorial.

Encontram-se ainda nesta estrutura arqueológica muros construídos na época cristã, e após a reconquista, e que foram construídos sobre as estruturas mais antigas,  mostrando assim uma variedade de tipologias construtivas.

Relativamente ao espólio encontrado no local o destaque vai ainda para um arruamento com cerca de 3 metros e meio de largura, datado da ocupação romana, sendo ainda composto por uma vala de esgotos. Salienta-se ainda vestígios de uma antiga zona nobre urbana e um santuário romano cujas estruturas provam ser uma construção arquitectónica bastante rara.

Muitas outras peças foram encontradas aquando da intervenção e escavação arqueológica no local e que hoje poderão ser visíveis e visitáveis neste núcleo museológico da Cripta do Castelo de Alcácer do Sal.

Cripta Arqueológica

1474 Visualizações 1 Total
1474 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.