Whitney Houston

Whitney Elizabeth Houston, nasceu em 9 de agosto de 1963 em Newark, nos Estados Unidos da América, e faleceu em 11 de fevereiro de 2012, em Beverly Hills. Pela sua voz inconfundível, enquadrada nos géneros soul e pop, é considerada a melhor cantora de sempre.

 

Whitney Houston começou por cantar, aos 11 anos, no coro de uma igreja batista, em Newark. A sua whitneymãe, Cissy Houston, foi uma famosa cantora de música gospel. Aos 17 anos de idade, Whitney cantava juntamente com a sua mãe em clubes noturnos de Nova Iorque. Até ao dia em que o “caça-talentos” Jerry Griffit a apresentou, em 1983, ao seu patrão, o produtor Clive Davis, que a catapultou para uma carreira de sucesso internacional.

Dois anos depois, a cantora lança o seu primeiro álbum, “Whitney Houston” que vendeu 25 milhões de cópias. Em 1987, foi lançado “Whitney”, o seu segundo álbum e o primeiro a fazer com que uma artista feminina atingisse o primeiro lugar da tabela Billboard 200. Quando tinha acabado de fazer 20 anos de idade, Whitney Houston tornou-se na artista feminina mais rentável de todos os tempos. Desde então, foi autora de vários álbuns de múltipla platina que, ao todo, geraram 100 milhões de cópias.

Em 1992, Whitney casou com o cantor Bobby Brown. Quando os dois se conheceram, Bobby estava num promissor início de carreira. Aparentemente, ambos tinham algo em comum, mas quando o casamento foi anunciado nos media, pensou-se que o casal não teria futuro. Porém, a relação durou 14 anos. O que se dizia nas revistas cor-de-rosa acerca de Bobby Brown era diferente do que era registado nos relatórios policiais. Ele simulou sexo em palco, conduziu em excesso de velocidade, por vezes sob influência de droga, quase foi abatido num tiroteio por posse de droga e até urinou na parte traseira de um carro de polícia. Apesar destes comportamentos, Whitney esteve sempre ao lado de Bobby, mesmo nas audições em tribunal e quando ele saiu da prisão em liberdade, no ano 2000.

Também em 1992, Whitney estreou-se no mundo do cinema como atriz no filme “O Guarda-Costas” e foi a cantora do tema da respetiva banda sonora, “I Will Always Love You”.

Em 1993, Whitney e Bobby tiveram a sua filha única, Bobby Christina. No ano seguinte, a cantora ganhou um Grammy pelo tema da banda sonora de “O Guarda-Costas”, “I Will Always Love You”

Em 1996, a cantora entrou no filme e participou na banda sonora de “The Preacher’s Wife”.

Dois anos depois, Whitney lançou o álbum “My Love Is Your Love”

 

 

Desde o final dos anos 80 até ao início da década de 90, Whitney Houston teve uma imagem positiva nos media. Porém, a partir dessa data, a sua reputação, nesse meio, entrou em queda. Até que, no final dos anos 90, uma série de aparições e de ausências do mundo mediático, fizeram surgir a especulação de que algo de errado se passava com Whitney. A cantora chegou a cancelar concertos. Jornais e revistas suspeitaram que Whitney consumia marijuana e cocaína.

No ano 2000, Whitney foi convidada para cantar na cerimónia dos Óscars. Durante o ensaio, algumas pessoas repararam num indício que a poderia ligar ao consumo de drogas. Supostamente, Whitney, iria preparar-se para cantar a popular canção “Somewhere Over The Rainbow”, mas a certa altura, Whitney esqueceu-se da letra. A cantora acabou por não atuar na cerimónia dos Óscars, tendo sido substituída.

Mas foi num concerto de tributo a Michael Jackson, em agosto do ano seguinte, que surgiram as maiores preocupações. Whitney apareceu em palco, porém, fisicamente tão magra que até o próprio Michael Jackson se mostrou alarmado e surgiram na imprensa rumores, em 2002, de que ela tinha falecido. Foi também em 2001 que a cantora renovou o contrato com a editora Arista Records.

Também nesse ano, Whitney teve de enfrentar um outro problema. Kevin Skiner foi parceiro de John Houston, pai da cantora. Anteriormente, no ano 2000, Whitney telefonou-lhe a pedir ajuda por causa da sua carreira em declínio. Porém, surgiu uma situação problemática em que Skiner ficou pessoalmente envolvido num acontecimento público que ligou Whitney ao consumo de drogas. Em 11 de Janeiro de 2001, a cantora estava no aeroporto, de regresso do Hawai, quando um segurança descobriu marijuana na sua bagagem. De acordo com relatórios policiais, foi lhe pedido para esperar pela polícia, porém, a cantora foi-se embora. Numa carta a Whitney, Skiner e o pai afirmam que trabalharam com as autoridades do Hawai para evitar que a cantora tivesse um cadastro criminal. Os resultados dos testes de deteção de droga foram negativos e Whitney não foi presa.

Esta não foi a única situação em que Skiner ficou envolvido em tentar que Whitney fosse afastada das drogas. Outrora, no final dos anos 80, e de acordo com uma entrevista a Skiner, este vendeu droga a Whitney. Porém, o pai da cantora ajudou-o a sair desse mundo. De tal forma que, anos mais tarde, foi Skiner que se deslocou a Newark, local de onde era proveniente a droga de Whitney, para dizer aos dealers para pararem de lhe fornecer essas substâncias. Em setembro de 2002, John Houston processou a própria filha por não ter pago nem a ele, nem a Skiner pela ajuda que lhe prestaram. De acordo com documentos legais, Whitney defendeu-se dizendo que não tinha qualquer negócio com Skiner e de acordo com os advogados da cantora, os conselhos que o seu pai lhe deu, não passaram disso mesmo.

No final de 2002, Whitney reage em relação ás suspeitas de consumo de drogas, dizendo que isso fazia parte do passado, e relativamente á magreza, defendeu que tal se devia ao stress.

A jornalista Isabelle Wilkerson entrevistou Whitney nessa altura para a revista “Essence”. Whitney afirmou que estava numa fase de transição entre o trabalho e o que realmente lhe interessava.

Em novembro desse ano, Whitney lançou o álbum “Just Whitney” que teve criticas negativas, tanto por parte dos especialistas, como por parte do público que considerou aquele como o seu pior trabalho discográfico.

No início de 2003, Whitney telefonou para um programa da WBLS, uma rádio de grande sucesso em Nova Iorque, para promover o seu mais recente trabalho discográfico. Mas o seu objetivo não foi concretizado como ela pretendia. Essa chamada tornou-se na entrevista mais chocante da carreira da locutora Wendy Williams. Whitney foi questionada por ela, abertamente, se fumava erva e até se estava sob efeito de droga no momento da entrevista, em direto. Porém, a cantora reagiu asperamente e não respondeu á pergunta.

Whitney poderia ter resolvido os problemas que tinha com o seu pai, resultantes do processo que ele lhe levantou, porém, John Houston faleceu em fevereiro de 2003.

Devido á “perseguição” por parte dos media, alegando que a cantora consumia drogas, ao fracasso do seu álbum “Just Whitney” e ao processo levantado pelo seu pai contra ela, Whitney decidiu fazer um retiro espiritual. Na última semana de maio desse ano, Whitney fez as malas e deixou para trás a família. A cantora viajou com o marido para a cidade desértica e muito pouco conhecida, de Dimona, em Israel. No verão desse ano, Whitney atravessou o deserto e foi batizada no rio Jordão. Ela começou a fazer parte de uma comunidade de afro-americanos que acreditavam fazer parte das tribos perdidas de Israel.

Depois da sua estadia em Israel, Whitney ia fazer 40 anos de idade e em 9 de agosto, foi-lhe preparada uma festa em Atlanta, onde ela e o seu marido residiam. Porém, para desgosto de quem estava presente, a cantora não apareceu a horas para o evento.

Em novembro desse ano, Whitney lançou um álbum de Natal, “One Wish: The Holliday Album”.

Em março de 2004, a cantora ficou internada durante cinco dias num centro de reabilitação de drogas. Depois da recuperação, no verão seguinte, entrou em digressão na “International Soul Divas”.

Em setembro de 2006, Whitney divorciou-se de Bobby Brown, depois de relatos de violência, por parte dele. A cantora saiu de casa com a filha e apareceu sorridente para a imprensa.

Em setembro do ano seguinte, Whitney assinou um contrato de 100 milhões de dólares com a editora Arista Records e, ainda nesse ano, a cantora lançou a coletânea “Whitney Houston: The Best So Far”, que ficou entre os álbuns mais vendidos.

Em 31 de agosto de 2009, Whitney lançou um álbum de canções inéditas que marcaria o seu regresso, intitulado “ I Look To You”, que inclui os êxitos “Like I Never Left”, que se tornou um sucesso na internet, e “ I Didn’t Know My Own Strength”, o primeiro single oficial deste trabalho. “ I Look To You” teve um grande sucesso, de tal forma que, aquando da sua estreia, atingiu o primeiro lugar dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos e noutros países.  Em 14 de setembro desse ano, a cantora deu uma entrevista, pela primeira vez em sete anos, no célebre programa de Oprah Winfrey. Em 22 de novembro, Whitney foi homenageada nos American Music Awards e recebeu um prémio das mãos de Samuel L. Jackson. Em 9 de dezembro começou a digressão “ I Look To You World Tour” que mais tarde, se passou a chamar  “Nothing But Love World Tour”.

Seguiu-se uma outra homenagem nos BET Honor Awards e o recebimento do prémio NAACP Image Award, pelo vídeo clip de “I Look To You”, em 23 de fevereiro de 2010.

Dois anos depois, deu-se o regresso de Whitney ao cinema, passados 15 anos da sua participação em “The Preachers Wife”, em 1996. A cantora participou no filme “Sparkle” como atriz e produtora executiva.

A última aparição pública da cantora foi em 9 de fevereiro de 2012, numa casa noturna de Hollywood, onde atuou com a canção “Jesus Loves Me”. Dois dias mais tarde, Whitney foi encontrada morta numa banheira de um quarto do hotel Beverly Hilton. A cantora teve um memorial em 18 de fevereiro na New Hope Baptist Church em Newark, sua terra-natal. Entre os artistas que cantaram em sua homenagem, estiveram Stevie Wonder e Alicia Keys. A cantora foi enterrada no dia seguinte, no cemitério Fairview, em Westfield, Nova Jérsia, ao lado de seu pai.

Em 22 de Março, o Departamento de Medicina Legal de Los Angeles declarou que as causas da morte foram afogamento acidental, indícios de doença cardíaca e vestígios de cocaína. O regresso da sua depressão, causado por novos relacionamentos fracassados e pela entrada da sua filha no mundo da droga, fizeram com que a cantora se afastasse da terapia e da sua religião.

Três anos mais tarde, em 31 de janeiro de 2005, a filha de Whitney, Bobbi Kristina, foi encontrada inconsciente na casa-de-banho da sua casa em Atlanta e acabou por falecer, posteriormente, em 26 de julho do mesmo ano, com apenas 22 anos de idade, depois de meses em coma induzido. Bobbi morreu de overdose, devido á mistura de álcool, cocaína, morfina e medicamentos para a ansiedade. Não se sabe, até ao dia de hoje, se se tratou de suicídio, devido à morte da mãe, ou se tal de deveu a uma sobredosagem acidental.

Nas últimas duas décadas, o nome de Whitney Houston tem sido mais visto em notícias de jornais tabloides do que em trabalhos discográficos. Desde o início da carreira de Whitney que Cissy Houston, sua mãe, a advertiu acerca dos vícios que poderiam estar associados a ela. A cantora era prima da cantora Dionne Warwick.

 

Tabela Cronológica

 

Data Acontecimento
1963 Nasce Whitney Elizabeth Houston, em Newark, nos Estados Unidos da América.
1983 Whitney é apresentada ao produtor Clive Davis.
1985 Whitney lança o seu primeiro álbum, “Whitney Houston”.
1987 A cantora lança o seu segundo álbum “Whitney”.
1992 Whitney casa com o cantor Bobby Brown.

 

A cantora participa como atriz principal do filme “O Guarda-Costas”

1993 Nasce a filha única de Whitney com Bobby Brown, Bobbi Kristina
1994 A cantora ganha um Grammy pelo tema da banda sonora de “O Guarda-Costas”, “I Will Always Love You”
1996 Whitney participa no filme “The Preachers Wife” e dá voz à respetiva banda sonora.
1998 A cantora lança o álbum “My Love Is Your Love”.
2000 Whitney pede ajuda a Skiner devido ao declínio da sua carreira.
2001 A cantora renova o contrato com a editora Arista Records.

 

Whitney atua no tributo a Michael Jackson.

 

Skiner é pessoalmente envolvido num acontecimento público que ligou Whitney ao consumo de drogas.

 

Foi encontrada marijuana numa bagagem da cantora.

 

2002 Lançamento do álbum “Just Whitney”.

 

A cantora reage ás suspeitas de tráfico de droga.

2003

 

Fevereiro

 

Maio

9 de Agosto

Novembro

Whitney dá entrevista chocante á rádio WBLS, de Nova Iorque.

 

Morre John Houston, pai de Whitney.

 

A cantora parte para um “retiro espiritual” em Israel.

 

Whiney não aparece na festa preparada, em Atlanta, para o seu 40º aniversário.

 

A cantora lançou o álbum de Natal, “One Wish: The Holliday Album”.

 

2004 – março Whitney foi internada durante cinco dias num centro de recuperação de drogas.

 

A cantora entra na digressão “International Soul Divas”.

 

2006 – setembro Whitney divorcia-se de Bobby Brown.
2007 – setembro A cantora lança o álbum “Whitney Houston: The Best So Far”.
2009 – 31 de agosto

 

14 de setembro

 

22 de novembro

 

9 de dezembro

Whitney lança o album “I Look To You”

 

A cantora dá entrevista no programa de Oprah Winfrey.

 

 

Whitney é homenageada nos American Music Awards.

 

Começa a digressão “I Look To You World Tour”.

2010 – 23 de fevereiro A cantora recebe um prémio nos NAACP Image Awards.
2012

 

9 de fevereiro

 

11 de fevereiro

 

22 de março

É lançado o filme “Sparkle” em que Whitney participa como atriz e produtora executiva.

 

Última aparição pública da cantora.

 

 

Morre Whitney Houston.

 

O Instituto de Medicina Legal de Los Angeles declara as causas da morte da cantora.

2005 – 31 de janeiro Morre Bobbi Kristina, filha de Whitney Houston e Bobbi Brown.
614 Visualizações 1 Total
614 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.