Vitor Tausk

Nascido em 1879, Advogado, psiquiatra e psicanalista austríaco, terminou a sua vida em 1919, aos 40 anos. Sigmund Freud (1856 – 1939) chamou-lhe “animal predador”.

Vitor Tausk nasceu na Eslováquia, em Zsilia, no seio de uma família judia de língua alemã. Passou a sua infância na croácia educado por um pai tirânico e uma mãe masoquista. Tornou-se advogado e casou-se com Martha Frish-Tausk (1881- 1957) com a qual teve dois filhos: Marius e Victor-Hugo. Instalou-se em Berlim onde tentou fazer uma carreira na literatura, contudo começou a sofrer de uma doença pulmonar que o levou a permanecer longos períodos internado. Esta situação leva-o a uma depressão profunda.

Separou-se da sua esposa quando recuperou e fê-lo em Viena, Austria. Pela sua maneira sensível de ser que o obrigava a pensar de forma analítica, Vitor Tausk enveredou pela psicanalise através de Sigmund Freud. A Psicanalise, segundo o próprio Vitor Tausk era uma forma de superar os fracassos na sua vida amorosa e intelectual.

Iniciou os estudos em medicina aos 29 anos, em 1908, sendo estes parcialmente financiados pela Sociedade das quartas-feiras. Tornou-se um dos mais brilhantes da sua geração.

Combateu na Guerra mundial na frente servia e quando voltou para Viena, teve múltiplas relações amorosas que terminavam com rupturas violentas que o tornava cada vez mais infeliz. Por esta razão pediu a Sigmund Freud que o analisasse. Este recusou-se e indicou helene deutsch (1884 – 1982).

Vitor Tausk era obcecado pelo odio ao seu próprio pai e por essa razão é mencionado que adoptou uma atitude para Sigmund Freud de rebelião e adoração. Acabou por o acusar de lhe roubar as ideias. Da sua psicanalise, relatasse que agredia Sigmund Freud à sua analista que acabava por contar a Sigmund Freud. Vitor Tausk tinha essa noção e continuava as suas acusações a Sigmund Freud. A analise de Vitor Tausk terminou por criar confusões transferências e contra-transferênciais, tendo sido um fiasco. Em 1919, Helene Deutsch terminou a análise com Vitor tausk a conselho de Sigmund Freud, pelas diversas confusões entre as mesmas, o novo casamento de Vitor Tausk com Huilde Loewi, uma das suas ex-pacientes e que ele engravidara. Ainda em 1919, Tausk suidicou-se por estrangulamento e tiro na cabeça. Escreveu um texto interessante para todos “ Da génese do Aparelho de influenciar na evolução da esquizofrenia”.

 

Obras que mais se destacam:

obras psicanalíticas, Paris, 1975

 

Bibliografia:

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

1048 Visualizações 1 Total
1048 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.